Brasil terá 20 milhões de doses para crianças

O Brasil deve receber 3,7 milhões de vacinas infantis da Pfizer contra a covid-19 ainda em janeiro. Até o fim do primeiro trimestre, 20 milhões de doses chegarão ao País, no total, de acordo com fontes do governo ouvidas pelo Estadão/Broadcast. Dados do IBGE mostram que o Brasil tem 20,5 milhões crianças entre 5 e 11 anos – ou seja, haveria como aplicar a primeira dose em toda essa faixa etária até março.

Já a quantidade a ser recebida em janeiro seria suficiente para imunizar, por exemplo, todas as crianças de 11 anos – 2,8 milhões, segundo o instituto. Apesar de haver uma audiência pública sobre o tema marcada para hoje, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ontem que a vacinação deve começar na segunda quinzena deste mês.

Segundo a reportagem apurou, a ideia é dar a primeira dose nesse intervalo e a segunda no segundo trimestre, quando uma nova remessa de 20 milhões de unidades do imunizante deve ser recebida.

A vacinação deverá ser feita seguindo, inicialmente, critérios de comorbidade e, em seguida, de idade, começando pelos mais velhos. A primeira remessa, com 1,248 milhão de doses, deve ser recebida no dia 13. Mais 1,248 milhão deve chegar no dia 20 e cerca de 1,2 milhão, até o fim do mês.

Queiroga chegou a dizer ontem que o Brasil será “um dos primeiros países a distribuir a vacina para crianças que os pais desejem”. A vacinação contra a covid-19 em crianças, porém, já está permitida em pelo menos 31 países. A aplicação está autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 16 de dezembro. O Ministério da Saúde, no entanto, ainda não anunciou publicamente um cronograma. Antes do Natal, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), ampliou o prazo para o governo federal se manifestar sobre a atualização do Programa Nacional de Imunização para esse público. A resposta deve ser enviada até hoje.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.