Brexit: 3 coisas que mudaram na vida de britânicos e europeus após Reino Unido completar saída da UE

Foto: Getty Images

Neste 1º de janeiro, se encerra o chamado “período de transição”, em que Londres e Bruxelas mantiveram a maior parte das leis do bloco, enquanto negociavam como seria seu novo relacionamento. No último dia 24 de dezembro, após vários meses de intensas negociações e quatro anos de turbulência política causada pelo referendo do Brexit, ambas as partes selaram o acordo que definirá suas futuras relações por décadas.

Embora isso tenha evitado o chamado “Brexit duro” — uma saída sem acordo do bloco —, europeus e britânicos não contam mais a partir de agora com as mesmas liberdades de antes.

O Brexit prevê, entre outras mudanças, o fim da livre circulação de pessoas, a imposição de controles aduaneiros e a limitação de serviços que antes fluíam de um lado para o outro sem grandes restrições. As novas regras estão em um documento de mais de mil páginas que também aborda outros pontos, como cooperação climática, segurança e transporte.

Não está descartado, no entanto, que no futuro sejam restabelecidas algumas facilidades perdidas com o Brexit. A BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC, resume algumas das principais mudanças para o cidadão comum a partir deste 1º de janeiro. (Veja mais em BBC NEWS).

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.