Campanha contra a poliomielite ainda precisa vacinar 6 milhões de crianças para bater a meta

Foto: Reprodução

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite ainda precisa imunizar 6,3 milhões de crianças, de acordo com balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (29). O número equivale a 56% do público-alvo.

Apesar de a mobilização nacional terminar nesta sexta-feira, os estados têm liberdade para ampliar o prazo da campanha contra a paralisia infantil. Ao menos 6 estados já informaram que vão estender a vacinação: Pernambuco, São Paulo, Paraná, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Lançada no dia 5, o objetivo da campanha é vacinar cerca de 11 milhões de crianças de 1 até 5 anos de idade incompletos. No primeiro ano de vida, a criança deve receber três doses da vacina contra a pólio, com reforço aos 15 meses e 4 anos.

Além da pólio, a campanha nacional também oferece todas as outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização, que protegem contra cerca de 20 doenças. Crianças menores de 1 ano e com 5 anos ou mais e adolescentes de até 15 anos também podem ser imunizados, conforme as doses previstas no calendário.

Todas as vacinas são oferecidas de forma gratuita, nos postos de saúde, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.