Pesquisador diz que RN pode ser um dos primeiros estados a declarar fim da pandemia


Foto: Arthur Barbalho/Lais/UFRN

Ricardo Valentim atribui redução de casos e internações por Covid à vacinação, considera que 2022 será ano promissor, mas diz que ainda não é momento de relaxar medidas de prevenção à doença.

“Pelo que estamos vendo de dados, o Rio Grande do Norte tem tudo para ser um dos primeiros estados do Brasil a declarar que está saindo dessa pandemia. Eu acredito que a gente vai ter um ano de 2022 muito promissor, mas precisamos fazer o dever de casa”.

Mais >

Sítio Novo se destaca e apresenta melhores dados contra covid na região Trairi


Foto: Divulgação

Em documento publicado na noite deste dia 15 de Junho a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte que listou as 20 melhores cidades em relação ao controle da pandemia, no Trairi, apenas Sítio Novo apareceu entre os municípios com melhores indicadores.

Desde o início do ano a prefeitura vem realizando um trabalho consistente no trato da pandemia. A testagem em massa, desinfecção de espaços públicos, vacinação e acompanhamento de casos ativos parecem está surtindo efeitos nos resultados, agora confirmados pela SESAP.

Mais >

Dia D: todos os profissionais de segurança devem ser vacinados contra covid no RN


Foto: Elisa Elsie

14.500 doses da AstraZeneca/ Oxford estão sendo destinadas às Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas.

O Governo do Rio Grande do Norte pretende vacinar contra covid-19 todos os profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas até a próxima sexta-feira (18). Para isso, estão sendo destinadas 14.500 doses da AstraZeneca/ Oxford. Em Natal, o “Dia D” foi realizado nesta quarta-feira (16), das 8h às 13h, na Escola de Governo, localizado no Centro Administrativo.

Mais >

Anvisa autoriza importação excepcional da Sputnik V por mais 7 estados


Foto: Akhtar Soomro/Reuters

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização nesta terça-feira (15) para a importação excepcional da vacina Sputnik V pelos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás.

Assim como deliberado na aprovação do imunizante russo, realizada durante a 9ª reunião da diretoria colegiada da agência, a importação aprovada nesta quarta-feira também deverá ser realizada sob condições controladas. Para isso, foram estabelecidas as mesmas responsabilidades e condicionantes aos requerentes.

Mais >

RN estima vacinar toda população com mais de 18 anos contra Covid até setembro


Foto: Reprodução/Redes Sociais

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) anunciou que o estado deverá ter toda sua população maior de 18 anos vacinada contra Covid-19 até setembro de 2021.

Pelas redes sociais, a governadora afirmou que a estimativa foi feita pela coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e teve como base a frequência da chegada de lotes. “Essa estimativa foi calculada com base na quantidade e frequência com que os lotes de vacina são enviados pelo Ministério da Saúde”, disse (VEJA AQUI)

Mais >

Governo do RN inspeciona obras da Fortaleza dos Reis Magos


Foto: Elisa Elsie

Serviço está 84% concluído com recursos viabilizados através do Governo Cidadão.

A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto, ao lado do secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro, fizeram uma visita de inspeção à Fortaleza dos Reis Magos na manhã desta segunda-feira (14).

Mais >

Idema lança Central de Serviços Online com mais de 15 atividades


Foto: Cedida

Ferramenta foi criada com o intuito de facilitar a comunicação entre órgão e população. Com o principal intuito de aperfeiçoar a comunicação entre o público e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, o órgão lança nesta segunda-feira (14), a página de serviços online.

Ao todo, mais de 15 tipos de serviços e atividades estão disponibilizados em um único endereço eletrônico. Entre os serviços disponíveis estão: Cadastro Ambiental Rural, Agenda Dunas, SEIA, SISLIA, SINAFLOR, SEI e EIA/RIMA, Ouvidoria. Além dos serviços, é possível acompanhar as licenças prestes a vencer, os autos de infração, licenças emitidas, entre outros.

Mais >

Casos confirmados de Covid em idosos caem 36% entre março e maio no RN


Foto: PBH / Divulgação

Os casos confirmados de Covid-19 em idosos caíram 36% entre os meses de março e maio deste ano no Rio Grande do Norte. Os dados são do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), que monitora a situação da pandemia no estado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Ao todo, em março deste ano o estado registrou 5.330 casos confirmados em idosos, o maior número desde o início da pandemia. Após se manter alto em abril (4.526), no mês de maio esse número apresentou queda para 3.365.

A queda exatamente em maio é relevante, já que o mês foi o com mais casos confirmados de Covid-19 no estado desde o início da pandemia. O mês fechou com 45.451 casos confirmados nos boletins epidemiológicos da Sesap – o mês anterior com mais casos era março de 2021, com 29.366.

A queda no número de casos também tem influenciado na queda de internações dos idosos em UTIs. Em julho de 2020, os idosos ocupavam em média 75% dos leitos críticos; em janeiro, 60%; entre março e maio, 50%. Em junho, ocupam 30%. VEJA MAIS EM G1

Parnamirim amplia público e vacina pessoas com 57 anos ou mais contra Covid


Foto: Prefeitura de Parnamirim/Divulgação

A Prefeitura de Parnamirim ampliou o público alvo da campanha de imunização contra a Covid-19 e começa a vacinar pessoas com 57 anos ou mais, nesta sexta-feira (11). Outro público incluído na vacinação é o das gestantes, puérperas e lactantes de bebês com até seis meses de idade.

Também podem tomar a vacina trabalhadores da educação, da saúde, pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos de idade, pessoas com deficiência permanente a partir dos 18 anos e idosos a partir dos 60 anos.

O município também aplica a segunda dose da Oxford para quem tomou a primeira até dia 17 de março.

  • Pontos de vacinação são para o público em geral
  • Unidades Básicas de Saúde, com exceção dos bairros da Coophab e Passagem de Areia II.
  • Supermercado Nordestão da Avenida Maria Lacerda – 8h às 14h.
  • Associação de Moradores da Cohabinal – 8h às 14h.
  • Uninassau da Cohabinal – 8h às 14h.
  • Locais de vacinação para gestantes, puérperas e lactantes
  • Uninassau da Cohabinal – 8h às 14h.
  • UBS João Dias,
  • UBS Cidade Verde,
  • UBS Parque Industrial,
  • UBS Vida Nova,
  • UBS Parque das Orquídeas
  • UBS Cohabinal.

Agência reguladora dos EUA aumenta vida útil da vacina Janssen para 18 semanas


Foto: Dirk Waem/AFP

A US Food and Drug Administration (FDA) — a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos — autorizou uma extensão do prazo de validade da vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson, disse a farmacêutica Janssen em um comunicado publicado nesta quinta-feira (10).

A mudança aumenta o tempo de armazenamento da vacina de três meses para quatro meses e meio e vem em torno de preocupações de estados de que algumas doses atualmente disponíveis expirariam no final deste mês. “A decisão é baseada em dados de estudos de avaliação de estabilidade em andamento, que demonstraram que a vacina é estável em 4,5 meses, quando refrigerada a temperaturas de 36 a 46 graus Fahrenheit”, disse a empresa.

As cerca de 2,8 milhões de doses de vacina da Janssen que serão recebidas pelo Brasil estão perto da data de validade, e vencem já no dia 27 de junho. Por causa disso, o Ministério da Saúde prepara um mutirão para não perder os imunizantes. As informações são da analista da CNN Renata Agostini.

Ainda não há uma previsão da chegada do lote, que depende da liberação do FDA para a exportação da remessa, que sairá dos Estados Unidos. Segundo integrantes da pasta, já há um contato com o Ministério da Defesa para formar uma estratégia para colocar a campanha de vacinação em massa em prática. A ação pode contar com o Exército, caso o prazo fique muito curto.

Por causa da proximidade do vencimento das vacinas, os imunizantes serão destinados apenas às capitais. O governo prevê distribuir os medicamentos em 24 horas para a maior parte dos municípios, mas o prazo pode se estender para 48 horas em algumas cidades. CNN BRASIL

Vavá Azevedo apresenta projeto de lei visando incluir motoboys entregadores e motorista de aplicativos nos grupos prioritários de vacinação


Foto: Ilustrativa

O Vereador Vavá Azevedo, apresentou na 53ª Sessão Ordinária Legislativa, na Câmara Municipal de Parnamirim, o Projeto de Lei n° 134/2021, de sua autoria, visando a inclusão dos Motoboys, Entregadores e Motoristas de aplicativos, nos Grupos Prioritários de Vacinação contra a COVID-19.

Na Justificativa do Projeto, ele aponta a necessidade da imunização desses Trabalhadores, tendo em vista que, em momento algum, deixaram de trabalhar… atendendo diretamente ao público, em constante exposição ao contágio.

Em suas redes sociais, o Vereador Vavá se comprometeu em lutar por essas categorias: “Nosso Mandato está ativo, em defender essas categorias tão importantes para o nosso Município… Profissionais esses, que, desde o início da pandemia, não deixaram de atuar um dia, saindo de suas casas e arriscando suas vidas, trabalhando para a população.

E concluiu:

“Contem com nosso Mandato! Forte abraço!”

ALRN: Hermano Morais repercute Dia Mundial da Imunização e convoca população a se vacinar


Foto: Reprodução/ALRN

Durante a Sessão Ordinária híbrida desta quarta-feira (9), o deputado Hermano Morais (PSB) fez seu pronunciamento em alusão ao Dia Mundial Imunização. O parlamentar destacou a importância da vacinação para toda a humanidade, principalmente nessa época da pandemia de Covid-19.  

“Hoje é um dia muito simbólico para todos nós. É o Dia Mundial da Imunização. E nunca foi tão importante esse trabalho para a humanidade, porque é o meio mais eficaz de combate a esse vírus tão terrível que tem ceifado inúmeras vidas mundo afora”, iniciou. 

Mais >

Governo recebe nova carga de vacinas contra a Covid-19


Foto: Raine Miranda

Lote da Pfizer é destinado aos municípios para acelerar processo de imunização.

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), recebeu nesta terça-feira (8) mais um lote de vacinas contra a Covid-19. A carga de 43.290 doses foi encaminhada do Aeroporto Internacional de São Gonçalo para a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), onde será catalogada e separada para a distribuição entre os municípios.

Mais >

RN vacinou metade dos policiais penais contra a covid-19


Foto: Elisa Elsie

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) contabilizou, até essa segunda-feira (7), a vacinação de 706 policiais penais do Rio Grande do Norte — o equivalente a 52% do efetivo imunizado contra a covid-19. A imunização dos agentes segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), com a aplicação da vacina sob responsabilidade dos municípios.

A Seap tem 1.358 servidores ativos e 19 deles se recusaram a receber o imunizante. Nesta terça-feira (8), a Secretaria registra quatro casos positivos entre os servidores e dois entre os internos. No País, apenas 10% da população foi vacinada com as duas doses e 23% com a primeira aplicação do imunizante.

Mais >

China aprova uso da CoronaVac para crianças a partir de 3 anos, diz Sinovac


Foto: Getty Imagens

As autoridades chinesas aprovaram o uso emergencial da Coronavac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório Sinovac, em crianças com idade acima de três anos a adolescentes de 17 anos. O presidente da farmacêutica, Yin Weidong, indicou que após os ensaios clínicos foi identificado que a aplicação nessa faixa etária “é tão segura e eficiente quanto para adultos”, segundo a mídia chinesa Global Times.

Dado o avanço do processo de vacinação no Chile, o ministro da Saúde do país, Enrique Paris, afirmou que a decisão “nos causa uma impressão muito boa e nos deixa felizes, porque é a vacina que mais usamos Chile”.

Em relação à imunização de menores de 18 anos no país, o ministro destacou: “Não sei se a Sinovac apresentou dados ou não, mas é preciso lembrar que a Sinovac tem interesse em realizar um estudo clínico de fase III no Chile com a Universidade Católica para testar a vacina em crianças”.

O Instituto de Saúde Pública do Chile (ISP), informou que o laboratório não apresentou dados sobre o estudo de fase III.

O diretor do ISP, Heriberto García, explicou que “temos as análises na fase II já que foram publicadas em revistas científicas, portanto as revisamos, é muito promissor, mas temos que aguardar a apresentação ao ISP para que façamos a avaliação”, disse. POR CNN BRASIL

Campanha de vacinação da influenza tem baixa procura no RN


Foto: Reprodução/Arquivo

A baixa procura pela vacina contra a influenza tem sido motivo de preocupação para os gestores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Em sua terceira etapa de execução, apenas 20% das pessoas do público-alvo compareceram aos postos. As salas de vacinação em todo o Rio Grande do Norte estão aplicando a vacina desde o dia 12 de abril e seguirão até 09 de julho.

Mais >

Sem IFA, fábrica de vacinas da Fiocruz vai parar por 10 dias


Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável por fabricar a vacina de Oxford no Brasil vai ter que desligar temporariamente as máquinas a partir da próxima sexta-feira (11). A interrupção se deve à falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir a vacina.

Essa não é a primeira vez que isso vai acontecer. Em maio, as máquinas ficaram cinco dias paradas porque também não havia matéria-prima suficiente para o imunizante. A diretoria da Fundação atribui os chamados “gaps” (pausas) na produção à crise mundial de IFA, que também está em falta em outros países.

Mais >

Início da vacinação de profissionais da educação tem procura intensa em Parnamirim


Foto: Mara Godeiro/TV Tropical

O município de Parnamirim iniciou nesse último sábado (05) a vacinação de profissionais da educação que atuam na Educação Infantil (creches e pré-escola). Com aplicação exclusiva para esse grupo, a movimentação foi intensa durante o período da manhã.

No Parque Aristófanes Fernandes, um dos pontos de vacinação do município, a fila do drive-thru se estendeu por diversos trechos do local. Na Escola Municipal Ivanira Paisinho, o movimento de profissionais da educação também foi intenso. Além dos dois pontos, os imunizantes são aplicados no Nordestão da Avenida Maria Lacerda.

Com o início da imunização de professores, o retorno às aulas vai depender do cenário da pandemia no município. “Para retornar às aulas presenciais, a gente precisa fazer um balanço do quadro pandêmico e contar com o apoio da secretaria para ter autorização para voltar”, afirmou a secratária Justina Iva.

Neste sábado (05), a imunização em Parnamirim vai até as 16 horas. A documentação necessária para a comprovação de vínculo será a seguinte:

  • Contracheque e Declaração da escola assinada, carimbada pelo diretor/gestor, em papel timbrado, contendo nome, matrícula e função do funcionário, especificando o seu vínculo com a educação infantil.

PRF cumpre três mandados de prisão no início da Operação Corpus Christi no RN


Foto: Divulgação/PRF-RN

A Polícia Rodoviária Federal cumpriu, nessa quarta-feira (02) e quinta-feira (03), nos municípios de Itajá, Ceará-Mirim e São José de Mipibu/RN, três mandados de prisão, marcando o início da Operação Corpus Christi no Rio Grande do Norte.

A primeira prisão ocorreu por volta das 17h da quarta-feira (02), no km 115 da BR 304, em Itajá/RN. Um homem de 60 anos, foragido da justiça pela prática de estupro e homicídio, foi detido por uma equipe PRF enquanto trafegava de moto por aquela região.

Mais >

Anvisa analisa nesta sexta-feira novos pedidos de liberação das vacinas Covaxin e Sputnik V


Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne na tarde desta sexta-feira (4) para analisar novos pedidos de liberação de duas vacinas contra a Covid-19: a russa Sputnik V e a indiana Covaxin. O encontro está previsto para começar às 14h. Os dois imunizantes já tiveram pedidos de liberação negados pela agência. Atualmente, as únicas vacinas com autorização para aplicação no país são CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen.

Mais >