Após 8 meses, Parque das Dunas retoma programações culturais


Foto: Tiago Lima

Suspensas desde março em razão da pandemia do coronavírus, as programações culturais do Parque das Dunas, em Natal, voltam a acontecer a partir do dia 22 de novembro. A programação, que acontece gratuitamente no Anfiteatro Pau-Brasil, inicia às 10h com o Bosque Encena recebendo o espetáculo “Estação dos Contos”. Às 16h30 o Som da Mata leva ao palco o grupo Fuxico de Feira.

Mais >

Bolsonaro diz que divulgará lista de países que compram madeira ilegal


Foto: Reprodução/Agencia Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (17) que o Brasil vai revelar uma lista com nomes de países que importam madeira extraída de forma ilegal da Amazônia brasileira. Durante o seu discurso na 12ª Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o presidente voltou a criticar os “ataques” que o país sofre em relação às queimadas e ao desmatamento na região amazônica. “Creio que depois dessa manifestação [divulgação da lista], que interessa a todos no mundo, essa prática diminuirá e muito nessa região”, afirmou.

Segundo o presidente, a Polícia Federal desenvolveu um método para rastrear a origem de madeiras apreendidas e exportadas usando isótopos estáveis, uma espécie de DNA que mostra a proveniência geográfica de produtos.

Mais >

Com 31 prefeitos e 25 vice-prefeitos, PSDB sai fortalecido das eleições 2020 após vencer em grandes cidades do RN


Foto: Reprodução

Articulações do presidente Ezequiel Ferreira e deputados deixa legenda fortalecida em todas regiões do Estado

O PSDB tem registrado um forte crescimento nos últimos anos no Rio Grande do Norte e confirmou esta tendência com o resultado das urnas deste domingo (15). Sob a liderança do deputado Ezequiel Ferreira, presidente da legenda no Estado, os tucanos conseguiram eleger 31 prefeitos, 25 vice-prefeitos e 244 vereadores. Os tucanos ficam como o partido que vai administrar o maior número de eleitores potiguares, pelos próximos quatro anos. Isso sem falar nos municípios onde elegeu vice-prefeitos e vereadores.

“O PSDB é uma legenda de importância nacional, que colabora com a nossa democracia e apresenta projetos capazes de melhorar a vida do nosso povo. Aqui, no RN, seguimos nessa mesma linha, com foco voltado a contribuir com o crescimento do Estado e dos nossos municípios. Nessa eleição o eleitor potiguar deu mais uma vez seu voto de confiança ao PSDB na expectativa de um futuro melhor”, afirmou Ezequiel, que também é presidente da Assembleia Legislativa.

Ao lado de Ezequiel, a atuação dos deputados estaduais Tomba Farias, Gustavo Carvalho, José Dias e Raimundo Fernandes, também tem sido decisiva para o fortalecimento do PSDB potiguar. É tanto que, nacionalmente, o Estado onde a legenda tem apresentado maior crescimento nos últimos anos é justamente no RN.

O grande destaque eleitoral do partido no Estado foi mesmo o resultado obtido em Natal. Na capital, o prefeito Álvaro Dias foi reeleito em primeiro turno com 56,58% dos votos. A administração do gestor tem tido altos índices de aprovação popular e é apontada pela cúpula da legenda como uma verdadeira vitrine do PSDB não apenas para o RN como também para o Nordeste.

Na região metropolitana, o PSDB também reelegeu o prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho. Quem também renovou o mandato pelo partido foi Luis Eduardo, de Maxaranguape. A prefeita eleita Rossane Patriota foi a novidade do PSDB em Ielmo Marinho, Grande Natal. Ainda elegeu Joel Teles vice-prefeito de São José do Mipibu.

A legenda venceu ainda em municípios considerados importantes para o tabuleiro político do Estado, como Caicó, onde Dr. Tadeu, com apenas 28 anos é o prefeito mais jovem da sigla e do Estado. No Alto Oeste, Célio de Elizeu venceu em São Miguel. Na região da Costa Branca, as prefeitas Iraneide Rebouças (Areia Branca), Lidiane (Tibau) e Cinthia (Grossos) engrossam o caldo do PSDB na região.

O PSDB também venceu em Caraúbas, no Médio Oeste Potiguar com à reeleição de Juninho Alves. Na capital do Trairi, o prefeito Ivanildo Ferreira venceu com grande maioria em Santa Cruz. Também no Seridó, Dr. Tiago Almeida saiu vencedor do pleito. E em Jucurutu, o jovem Iogo Queiroz foi eleito neste domingo. Em Bom Jesus o excelente trabalho de Clécio Azevedo lhe garantiu a reeleição com 77,61% dos votos. Proporcionamente foi do PSDB a maior vitória do Rio Grande do Norte. O prefeito Fernando Teixeira foi reeleito com 87,80% da votação em Espírito Santo.

Com Benes, Republicanos cresce 266% e tem desempenho superior ao esperado no RN


Foto: Cedida

Partido elegeu 11 prefeitos, 10 vice-prefeitos e 98 vereadores. Para o presidente estadual, Benes Leocádio, resultados aumentam a competitividade da legenda.

Sob o comando do deputado federal Benes Leocádio, o partido Republicanos no RN, ampliou em 266% o número de prefeitos eleitos. O total dos gestores potiguares subiu de 3, em 2016, para 11 neste ano. Além disso, foram eleitos pelo Republicanos, 10 vice-prefeitos e um total de 98 vereadores em todas as regiões do Estado.

Mais >

Prefeito eleito é multado por divulgar que é advogado sem estar inscrito nos quadros da OAB


Foto: Reprodução/Facebook

A Justiça Eleitoral de MG condenou o prefeito eleito de Tupaciguara, Francisco Neto, a pagar multa por propaganda irregular. O político divulgou ser advogado, embora não seja inscrito nos quadros da OAB.

O Ministério Público opinou no caso pela procedência da representação, já que foi lançada informação inverídica no registro de candidatura.

Mais >

Polícia Federal faz buscas em casa de blogueiro Oswaldo Eustáquio por descumprir medidas cautelares


Foto: Reprodução

A Polícia Federal fez buscas nesta terça-feira (17) na casa do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. Além disso, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão domiciliar de Eustáquio, com tornozeleira eletrônica.

A ação desta terça faz parte do inquérito que investiga a organização e o financiamento de atos antidemocráticos. Moraes é o relator do caso no STF. Os atos, com a participação de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro, levaram pessoas às ruas em nome de reivindicações ilegais, como o fechamento do Congresso e do STF.

Mais >

PF prende homem acusado de jogar carro contra o Ministério da Justiça; oitiva do suspeito será fundamental para entender a motivação


Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agentes da Polícia Federal prenderam, no começo da tarde desta segunda-feira (16), o motorista de um veículo que foi jogado contra a sede do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios. De acordo com informações obtidas por fontes junto à Polícia Militar do DF e à PF pela reportagem, inicialmente as autoridades pensaram se tratar de um acidente, ao encontrar o veículo no espelho d’água do edifício por volta das 23h45 de domingo (15).

Mais >

Prefeito que morreu na véspera da eleição é reeleito em Minas Gerais


Foto: Divulgação

O atual prefeito e candidato à reeleição de Passa Quatro, no Sul de Minas Gerais, que morreu na véspera das eleições municipais 2020, recebeu 60,8% de votos na cidade. Antônio Claret Mota Esteves (PV), sofreu um infarto na noite de sábado (14/11).

Mesmo após o seu falecimento, Antônio teve 5.638 votos na cidade. Betinho Paiva (DEM) foi o segundo colocado, com 35,61% dos votos (3.302). Em terceiro lugar ficou Dr. Aledson (PSC), que teve 333 votos (3,59%). A cidade ainda teve 666 votos nulos e outros 244 brancos.

Urnas lacradas

O Partido Verde chegou a fazer uma solicitação para a substituição do candidato antes do início das votações, mas as urnas já estavam lacradas. A Justiça Eleitoral ainda irá avaliar o pedido. Caso o pedido seja aceito, os votos destinados a Antônio Claret vão para Henrique Nogueira Gonçalves.

CORREIO BRAZILIENSE

Morre o repórter policial Genésio Pitanga; suspeita recai sobre infarto fulminante


Foto: Reprodução

Faleceu na madrugada desta segunda-feira, 16, em Natal, o ex-jogador e jornalista Genésio Pitanga, aos 54 anos. Segundo um familiar, o apresentador faleceu enquanto estava em seu automóvel. A principal hipótese sobre a causa da morte é de infarto fulminante, mas a família está aguardando a confirmação.

O local e o horário do velório e sepultamento ainda não foram divulgados. Pitanga tratava recentemente de problemas envolvendo um de seus membros inferiores.

Como jogador, atuou no ABC, Alecrim e Seleção do RN nos grupos juvenil e juniores. No momento, estava trabalhando na TV Metropolitano, mas ao longo da carreira, teve passagens por outros veículos de comunicação, como TV Ponta Negra, Rede TV e Rádio 97 FM.

JORNAL O MOSSOROENSE

Carro é jogado sobre espelho d’água do Ministério da Justiça; nenhum suspeito foi preso e circunstâncias do episódio ainda são desconhecidas


Foto: Divulgação/Policia Militar

Um carro foi jogado sobre o espelho d’água do Ministério da Justiça, em Brasília, no fim da noite de domingo, 15. A Polícia Federal assumiu a investigação. Havia um pedaço de madeira segurando o pedal do acelerador, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal

Quando os militares chegaram ao local, por volta de 0h30, não havia ninguém próximo ao veículo. Nenhum suspeito foi preso e circunstâncias do episódio ainda são desconhecidas.

A PM isolou a área. A Superintendência da Polícia Federal no DF assumiu a investigação. A sede do Ministério da Justiça funciona normalmente nesta segunda. O prédio fica na Esplanada dos Ministérios, na capital federal, próximo ao Congresso e ao Palácio do Planalto.

TERRA

Carol Solberg é absolvida no STJD do vôlei por “Fora, Bolsonaro” em entrevista


Foto: Reprodução

Em julgamento virtual realizado nesta segunda-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei absolveu a atleta Carol Solberg na 2ª e última instância, por ter gritado “Fora, Bolsonaro” durante entrevista ao vivo na primeira etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Por 5 votos a 4, o Pleno optou por rever a decisão do dia 13 de outubro, quando a 1ª Comissão Disciplinar do STJD converteu multa em advertência à atleta.

Apesar de ter sofrido apenas uma advertência na primeira instância, Carol Solberg decidiu recorrer ao Pleno por não concordar com a sentença, considerar que não “feriu ou desrespeitou” nenhuma lei e para defender a liberdade de expressão dos atletas.

Mais >

Natal tem primeiro vereador cadeirante eleito: ‘Teremos um representante legítimo’


Foto: Divulgação

O administrador de empresas Tércio Tinôco (PP) foi eleito vereador de Natal no pleito eleitoral deste domingo (15) e vai se tornar o primeiro cadeirante no cargo na capital potiguar. Ele conquistou 3.101 votos e vai ocupar uma das 29 vagas na Câmara Municipal a partir de 2021, sendo um dos 14 novos nomes para a próxima legislatura.

Aos 33 anos, Tércio Tinôco, que é presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) desde 2016, diz que decidiu entrar na vida pública para atuar em favor das pessoas com deficiência, buscando uma cidade com mais inclusão.

Mais >

Xuxa processa Sikêra Jr e pede sua demissão da RedeTV


Foto: Reprodução

Xuxa teria acionado os seus advogados após ter sido chamada de pedófila e acusada de fazer apologia às drogas por Sikêra Jr. A apresentadora entrou com ações e pediu que o jornalista perca o título de jornalista, assim como sua demissão da Rede TV, e uma indenização de R$ 500 mil, segundo o Notícias da TV.

A ação foi protocolada na Vara Cível do Foro Regional de Santo Amaro, em São Paulo, em 27 de outubro, e a apresentadora da Record pediu tutela de urgência ao caso, pois alega que o apresentador oferece riscos à sociedade.

Mais >

Retomada do antigo sistema de totalização dos votos teria custo de R$ 100 milhões, informa TSE


Foto: Reprodução/Globo News

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia que a retomada do sistema antigo de apuração de votos nas eleições teria um custo de ao menos de R$ 100 milhões. Além disso, segundo técnicos do tribunal, não haveria tempo para fazer a mudança já no segundo turno das eleições deste ano, no próximo dia 29.

Até a eleição anterior, os boletins das urnas eram transmitidos para os computadores dos tribunais regionais eleitorais, que totalizavam os votos e enviavam o resultado para o TSE. Neste ano, o tribunal mudou o procedimento e centralizou a totalização dos votos em Brasília.

Mais >

Sem mostrar provas, Bolsonaro coloca em xeque apuração das eleições


Foto: AFP

Depois de poucos dos seus candidatos apadrinhados terem tido sucesso nas eleições municipais, o presidente Jair Bolsonaro colocou em xeque, mais uma vez, a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro. Para apoiadores nesta segunda-feira, 16, o chefe do Executivo voltou a citar o uso do voto impresso ao justificar que é preciso um sistema que “não deixe dúvidas” ou “margem para suposições”.

“Nós temos que ter um sistema de apuração que não deixe dúvidas. É só isso. Tem que ser confiável e rápido, não deixar margem para suposições”, disse. Na sequência, Bolsonaro mencionou desconhecer o uso do sistema eleitoral brasileiro, apurado por meio de urna eletrônica, em outros países no mundo.

Mais >

Defensoria garante moradia para pessoa em situação de rua do município de Jandaíra


Foto: Reprodução

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) conquistou decisão em tutela provisória de urgência que garante abrigo imediato a uma pessoa em situação de rua, sem documentos pessoais e familiares próximos, em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade. O cidadão era residente do município de Jandaíra. Em audiência de conciliação com o Poder Público, foi definido o acolhimento em entidade pública ou privada, a fim de garantir-lhe uma existência digna.

Mais >

ALRN: Cristiane Dantas apresenta requerimento dentro da pauta de causas das mulheres


Foto: Reprodução/ALRN

Seguindo a pauta das causas das mulheres, a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) apresentou um requerimento solicitando a criação de uma sala para acolhimento de mulheres vítimas de violência na Companhia Feminina da Polícia Militar do RN e um segundo requerimento solicitando aquisição de um aparelho celular para a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do RN.

Mais >

Secretaria de Segurança do RN registra 56 ocorrências nas eleições municipais


Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte registrou 56 ocorrências diretamente ligadas às eleições municipais neste domingo (15). O balanço foi feito pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Do total de ocorrências, 27 resultaram em prisão ou condução à delegacia, sendo quatro de candidatos e 23 de eleitores. Os tipos de crime que mais foram constatados foram: bocas de urna (19), crimes de desobediência (9), compras de voto (5), registros de ameaça (3) e homicídios tentados contra candidatos (2).

Mais >

Eleições 2020: Cida Julião é a 1° vereadora eleita pelo PT em São João do Sabugi


Foto: Reprodução

O PT elegeu neste domingo(15), sua primeira representante para o legislativo no município de São João do Sabugi.

Com 301 votos, Cida Julião será a única representante mulher na Câmara Municipal a partir de 2021.

Lentidão no sistema de apuração do TSE fez Brasil amanhecer com indefinição de prefeitos e vereadores


Foto: Reprodução

Em algumas cidades pelo país não se sabia ainda, na manhã desta segunda-feira (16), quem é o prefeito eleito nem quem são os vereadores. A lista de cidades inclui ao menos duas capitais: Maceió e São Paulo. As duas cidades estavam sem vereador definido no início da manhã. Em Maceió, o resultado para prefeito saiu por volta de 9h.

Mais >