Faltam apenas dois dias para a maior festa carnavalesca da história do CAP em Jardim


A economia da região do Potengi recebeu uma grande movimentação financeira hoje com uma importante ação do Governo do RN: a entrega de cheques do programa Microcrédito Empreendedor. Desta vez, o governador Robinson Faria entregou a pequenos comerciantes 800 cheques que totalizaram cerca de três milhões de reais. O evento foi realizado nesta quarta-feira (7) no ginásio poliesportivo do município de São Paulo do Potengi.
Robinson enfatizou sobre o incentivo à independência profissional. “Estou muito feliz em entregar mais uma etapa deste Programa. E a palavra de hoje é transformar. Estamos distribuindo oportunidades para que as pessoas possam abrir ou alavancar o seu próprio negócio. É uma chance que o Governo proporciona para que os empreendedores possam trabalhar e viver na sua própria cidade”, disse o chefe do Executivo estadual.Mais >

A Operação Carnaval 2018 da Polícia Rodoviária Federal também terá início nesta sexta-feira (9), seguindo até a quarta-feira (14). De acordo com a PRF, o carnaval é um dos períodos mais críticos do calendário nacional, por contar com um grande fluxo de veículos nas rodovias federais e o uso abusivo de álcool.
A fiscalização será intensificada nas principais rodovias federais do Estado: BR-101 Norte, BR-110 (entre Areia Branca e Mossoró), BR-226 (entre Natal e Patu, passando pelo Seridó), BR-304 (que liga Natal ao Ceará, passando por Mossoró), BR-405 (entre Mossoró e Apodi), BR-406 (que liga Natal à Macau) e BR-427 (que liga Currais Novos à Serra Negra do Norte, passando por Caicó). Mais >

Um cativeiro com mais de 60 aves silvestres foi estourado na manhã desta quarta-feira (07), numa ação conjunta que envolveu a Guarda Municipal do Natal, Semurb e a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente. O resgate foi resultado de uma investigação realizada que conseguiu localizar a residência na Rua Monte Azul, na 3ª etapa do Conjunto Pirangi, no bairro de Neópolis, onde as aves estavam confinadas.
No momento da abordagem os guardas municipais conseguiram identificar Cristovão Laurentino como responsável pelo confinamento das aves. O suspeito se defendeu afirmando que os pássaros não eram utilizados em transações comerciais, porém contou que tinha consciência que a criação era irregular. “Não houve por parte do suspeito nenhuma reação contra a ação legal dos agentes públicos e em uma das gravações realizadas no interior do cativeiro ele chegou a admitir que sabia que a criação era ilegal”, contou o agente do NIT que participou da ação.Mais >

O detento Francisco Carlos dos Santos, de 34 anos, fugiu da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Foi a primeira fuga desde 15 janeiro de 2017, após a rebelião que resultou na morte de 26 detentos, quando 54 detentos conseguiram escapar da unidade prisional.
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informa que a fuga aconteceu na última terça-feira, 06.
O preso atuava há dois anos como auxiliar de serviços gerais do presídio. Após se aproveitar de um descuido dos agentes penitenciários, Francisco Carlos dos Santos fugiu no momento em fazia o descarte do lixo.Mais >

Na noite dessa quarta-feira, 7, policiais militares da Companhia de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) efetuaram a apreensão de um adolescente após uma tentativa de roubo a um estabelecimento comercial na zona Leste de Natal.
Por volta das 19h, o adolescente de 16 anos anunciou o assalto a uma farmácia localizada na Avenida Bernardo Vieira. Um cliente que estava armado resolveu reagir e abriu fogo contra o jovem.Mais >

Com status de maior carnaval do Rio Grande do Norte, Caicó parece não ter limites para a festa momesca. Nessa quarta feira, 07 de fevereiro, o grandioso evento foi aberto oficialmente na cidade com o bloco Camburão da Alegria.
À frente, na folia do Camburão, estava o comandante do 6º BPM, Coronel Walmary Costa, além de outras dezenas de militares que fizeram questão de participar do primeiro dia de folia. O bloco foi puxado pelo carnavalesco Magão.
O ex-comandante de Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Azevedo, também esteve presente na folia. O oficial superior disse que para ele é uma honra participar do carnaval de Caicó, ainda mais sendo convidado de honra.
Fotos cedidas por JD ProduçõesMais >

Em reunião com representantes dos policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, na noite desta terça-feira (6), o governador Robinson Faria anunciou a promoção de 199 militares entre oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros.
Os atos de promoção serão assinados na próxima sexta-feira (9), na Governadoria, e publicados na edição do sábado (10) do Diário Oficial do Estado. Serão promovidos 115 praças, 27 oficiais e 57 bombeiros.
Desde 2015, a atual administração estadual já promoveu, além dos 199 militares, outros 6.900 PMs e bombeiros militares, entre praças e oficiais. O número representa uma valorização histórica da categoria, que aguardava há décadas o destravamento de promoções.Mais >

Está confirmada a Assembleia Geral para esta quinta-feira (7), às 9h, no Clube Tiradentes, sede da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN, no bairro Alecrim. “Nesta Assembleia nós daremos detalhes sobre como o Governo pretende cumprir as demandas com o prazo excedido.
Caso a categoria considere a resposta (por parte do Executivo) positiva, os policiais e bombeiros estarão disponíveis para as escalas extras, de caráter voluntário, programadas para o período de Carnaval”, explica o presidente da ASSPMBMRN.
Em reunião nesta terça-feira (6), o Governo do Estado se comprometeu a colocar em dia todos os itens pendentes de efetivação do Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial. De um total de 25 pontos, cinco estão com prazo de cumprimento extrapolado, de acordo com o subtenente Eliabe Marques, presidente da ASSPMBMRN.Mais >

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern) está convocando os servidores aposentados e pensionistas para que façam o recadastramento dentro do mês de aniversário, evitando o bloqueio no pagamento do benefício. A previdência estadual possui hoje cerca de 50 mil beneficiários, sendo 42 mil aposentados e 8 mil pensionistas.
O presidente do Ipern, José Marlúcio informou que o Recadastramento Previdenciário é obrigatório e utilizado como um instrumento imprescindível no combate a fraudes na previdência: “Os beneficiários da previdência estadual fazem um recadastramento anualmente, no mês do aniversário, isso tem nos ajudado a corrigir irregularidades e evitar pagamentos de benefícios indevidos, como em casos de aposentados e pensionistas que faleceram, mas parentes ou pessoas muito próximas, que tinham acesso ao cartão e senha do banco continuavam recebendo os proventos indevidamente”, e, ressaltou ainda que, além de evitar fraudes, também contribui para a atualização dos dados cadastrais de todos os beneficiários.Mais >
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-prefeito de São José de Campestre (RN) José Borges Segundo, conhecido como Zequinha Borges, por não ter prestado contas de recursos da educação que totalizam R$ 771.874,80. Além disso, quando deixou a Prefeitura ele ocultou todos os documentos referentes ao repasse da quantia.
Zequinha governou a cidade de 2009 a 2012 e, nesse período, assinou um convênio em 2011 pelo qual a Prefeitura recebeu do programa Caminho da Escola (que prevê a aquisição de veículos para transporte dos estudantes) um total de R$ 437.302,80; enquanto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) o repasse foi de mais de R$ 300 mil, sendo R$ 120.336 no exercício de 2011 e R$ 214.236 em 2012. Até hoje, porém, não prestou contas de nenhuma parte dessas verbas.
Além disso, ao fim do mandato José Segundo desapareceu com os documentos que diziam respeito a esses convênios, impedindo que o destino do dinheiro pudesse ser melhor investigado. Durante a realização da Operação Démodé, do Ministério Público do Estado (MP/RN) – em dezembro de 2016 -, ele chegou a ser preso em flagrante por “ter sido encontrado em sua posse, no interior de sua residência, milhares de documentos públicos referentes à sua gestão à frente da Prefeitura”.Mais >

A Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) iniciará, nesta sexta-feira (9) até a próxima quarta-feira (14), a Operação Carnaval 2018. Estarão nas ruas do Estado do Rio Grande do Norte, ao longo de todos os dias de festa, um efetivo de 7.415 agentes de segurança.
Serão 6.307 policiais militares nos principais polos carnavalescos, sendo 2.129 homens do Comando de Policiamento do Interior (CPI), 3.674 do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), 504 do Comando do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). Já o Corpo de Bombeiros Militar distribuirá 650 homens no litoral e interior do estado. A Polícia Civil contará com um efetivo 458 policiais em pontos estratégicos.
“Além das forças policiais contaremos também com o efetivo da Força Nacional nas ruas da Região Metropolitana. Os nossos policiais, que trabalharão na escala extra, contarão com a liberação da diária até o final desta semana “, explicou a secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas.
Polícia MilitarMais >

Nesta quarta-feira (07) acontece o tradicional Market Folia, que já virou tradição na primeira quarta do Carnaval de Caicó. O local escolhido é o Sperttus Music, no prédio onde funcionava o Labodeguita.
A animação ficará por conta de Marquinhos Carreira, Banda Sakulejo, Naldinho Cunha, Evan e Forró do Namoro, Hugo e Heitor, Isac Queiroz, Tiaguinho e o DJ Alexandre Meira. Senhas ao preço de 10 reais.
O comandante do 6º BPM de Caicó, Tenente-Coronel Walmary Costa disse que sua expectativa é de que a escala extra de policiais militares, não seja prejudicada, e caso isso aconteça, poderá trazer significativos prejuízos para a segurança dos carnavais da região do Seridó.
O Tenente-Coronel Costa também confirmou ter discutido com o Comando-Geral da PM, o pagamento das diárias para quem for trabalhar no Carnaval. “O policial vai ter a garantia, estando no sistema de diárias, de que se ele tirou, vai receber”, explicou.

O plenário do Senado acelerou nesta terça-feira (6) a tramitação do projeto que torna obrigatória a instalação de bloqueadores de celular em presídios. A proposta, que vai tramitar agora em regime de urgência, deve ser colocada em pauta e apreciada pelos senadores já amanhã (7). A medida é uma tentativa de se iniciar uma agenda de projetos que tratam da segurança pública, conforme anunciado ontem pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (PMDB-CE), durante abertura do ano legislativo.
Apresentado hoje pelo próprio senador Eunício, o projeto cria uma lei complementar para determinar que os recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) sejam direcionados também à instalação e manutenção de aparelhos que bloqueiam sinais de telecomunicação em penitenciárias. Caso a proposta vire lei, as unidades de detenção devem instalar os bloqueadores em até seis meses.Mais >

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 7, um novo reajuste para os combustíveis, com queda de 1,50% no preço da gasolina nas refinarias e recuo de 0,70% no preço do diesel. Os novos valores valem a partir desta quinta-feira, dia 8.
A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho do ano passado. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Uma farmácia na Avenida Bernardo Vieira, no bairro das Quintas, foi alvo de uma tentativa de assalto na noite desta terça-feira, 06. Um cliente reagiu e o assaltante foi baleado, não houve outras vítimas.
De acordo com a polícia, dois suspeitos entraram no estabelecimento se passando por clientes e em seguida anunciaram o assalto. Um cliente da farmácia reagiu e trocou tiros com os criminosos, um dois suspeitos foi atingido, um adolescente de 16 anos que foi socorrido e levado para ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho, do Hospital Walfredo Gurgel.Mais >

Dois irmãos foram assassinados a tiros na madrugada desta quarta-feira, 07, dentro de um imóvel no distrito de Pernambuquinho, no município de Grossos, no Oeste Potiguar. De acordo com a Polícia Militar, o pai de um deles estava no local, mas deixou a casa após ordem dos bandidos.
As vítimas foram identificadas como Thiago Cláudio Tavares, de 33 anos, e Maxwell de Paula de Lima, de 38. Os vizinhos relataram ter ouvido os disparos por volta das 3h. A polícia ainda não sabe o que motivou o duplo homicídio.Mais >

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte está promovendo um processo seletivo para selecionar 17 policiais militares para realizarem a Instrução de Nivelamento de Conhecimento e posterior mobilização junto ao Departamento da Força Nacional de Segurança Pública.
O processo seletivo é destinado a oficiais (tenentes e capitão) e praças da Polícia Militar, os quais participarão da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional, capacitando-se para o emprego policial em futuras mobilizações.
Os militares serão submetidos à avaliação física e de saúde e, após selecionados, serão destinados a realizarem a INC na cidade de Brasília/DF já a partir do dia 26 de fevereiro.Mais >