Ceres Caicó recebe Workshop de Biogeografia Aplicada

Nos dias 7 e 8 de dezembro o Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Caicó , o I Workshop de Biogeografia Aplicada (WorkBIO).

O evento é direcionado para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área e, tem como objetivo, reunir cientistas de universidades brasileiras e estrangeiras que atuam no campo da Biogeografia, promovendo discussões e atividades em questões específicas da área.

A abertura acontece na manhã da quinta-feira, 7, seguidas de duas palestras: a primeira com a  pesquisadora Irma Trejo, da Universidade Autônoma do México, sob o tema Bosques Secos Tropicales, e a segunda com Cláudia Câmara do Vale, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sobre Biogeografia de Manguezais. 
A programação deste dia se encerra com a palestra Ordencion de recursos naturales vinculados a áreas protegidas, com o professor Rafael Artigas Câmara,  da Universidade de Sevilla – Espanha.

Na sexta-feira, 8, serão apresentadas mesas-redondas. Às 10h acontece a mesa-redonda Biogeografia da Caatinga, com mediação da professora Valéria Porto Filho, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com os debatedores Eduardo Viana e Bartolomeu Souza, ambos da UFPB, e Luiz Cestaro (UFRN).

Às 14h, a mesa-redonda Diálogos entre a Geodiversidade e os Serviços Ecossistêmicos será mediada pelo professor Iaponan Cardins, da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo como debatedores Marcos Nascimento e Diógenes Costa, ambos da UFRN.

A mesa-redonda Reflexões sobre Conceitos e Temas em Biogeografia encerra a programação científica, com mediação da Diógenes Costa (UFRN) e com os debatedores Adriano Figueiró, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Sueli Furlan, da Universidade de São Paulo (USP).
 
O encontro oferece ainda minicursos sobre Edafologia, Serviços Ecossistêmicos Teoria e Prática e Classificação da Vegetação através de Tipos Funcionais de Plantas.  Os interessados em saber mais sobre o evento podem acessar este link.

Escreva sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado.