Chuva forte causa morte em Caxias, fecha Serra de Petrópolis e gera transtornos em várias regiões do RJ

Foto: Reprodução/TV Globo

Um temporal que atingiu o município de Duque de Caxias na terça-feira causou a morte de uma moradora. O óbito foi confirmado ainda na noite de ontem e a vítima foi identificada nesta manhã como Fátima Marina Fernandes de Carvalho, de 61 anos. De acordo com a Prefeitura, três casas desabaram e três veículos foram levados pela enxurrada. Ao todo, 150 famílias estão desalojadas ou desabrigadas.

— Em relação a essas famílias, primeiro vamos avaliar as residências com a Defesa Civil. No caso de casas condenadas, vamos buscar realocar essas pessoas, seja por meio do aluguel social ou do programa Minha Casa, Minha Vida — disse o prefeito Washington Reis em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo.

Ainda segundo a Prefeitura, as ocorrências na cidade se concentram principalmente no distrito de Xerém. A área mais afetada tem cerca de 10km² e inclui os bairros Vila Urussaí, atingido pelo transbordo do Rio Saracuruna, Vila Canaã, Vila Maria Helena, Jardim Olimpo, Carreteiro, Santo Antônio e Barreiro.

— Logo após a chuva, a água foi toda escoada. Agora, o processo é mais de limpeza e recuperação do que tiver sido destruído, mas nada de grande custeio. Hoje temos mais de mil pessoas da Prefeitura trabalhando nas ruas. Lamentamos, claro, as vítimas. Isso não tem como paga, mas vamos dar a assistência aos familiares — afirmou o prefeito.

Serra de Petrópolis fechada

Há interdições na Rodovia Rio-Petrópolis (BR-040) por conta da queda de árvores e barreiras na via. Ainda não há previsão de reabertura. A Concer, responsável pelo trecho, informou que a praça de pedágio de Caxias está inteditada no sentido Juiz de Fora, mas com possibilidade de retorno para o sentido Rio.

De acordo com a concessionária atuam na subida da Serra de Petrópolis “45 homens, caminhões e maquinário pesado, além de uma equipe de alpinistas”. Até às 13h20, ainda havia 13 pontos afetados pela chuva forte.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis registrou até às 13h30h, 20 ocorrências devido às fortes chuvas. Destes, 14 registros foram de deslizamentos e seis famílias estão desalojadas. Não há feridos. Os bairros mais efetados são São Sebastião e Siméria. Veja aqui

EXTRA

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.