Com 20 anos de domínio petista, Nordeste é desafio para rivais de Lula

Com cerca de 40,5 milhões de eleitores e uma hegemonia política de candidatos petistas há duas décadas, o Nordeste se tornou o maior desafio para adversários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa campanha de 2022.

Pesquisa do Ipec, divulgada em 14 de dezembro, aponta números muito superiores de Lula em relação aos outros pré-candidatos na disputa pela preferência do eleitorado da região.

Segundo dados do Ipec, Lula tem 63% das intenções de votos no Nordeste. O presidente Jair Bolsonaro, que vai concorrer à reeleição, aparece com 15%. Ciro Gomes, com base política no Ceará, atinge 6%; Sérgio Moro, 3% e João Doria, 2%. Bolsonaro é rechaçado por 66% dos eleitores do Nordeste.

Na prática, esse cenário confirma uma situação que se repete há praticamente duas décadas e tem exercido grande peso nas disputas presidenciais desde então. Nas últimas cinco eleições, Lula, Dilma Rousseff e Fernando Haddad foram os candidatos mais votados no Nordeste. Desses, apenas Haddad não chegou ao Palácio do Planalto, sendo derrotado por Bolsonaro em 2018.

Estadão Conteúdo

2 Comentários

José Damasio da silva

jan 1, 2022, 12:04 pm Responder

Meu irmão acorda pra realidade,, vc tá ganhando quanto com isso pras publicar essa besteira. Só os loucos não enxerga essa matéria. O. Cara roubou a nação fez benefício pra outros pais, deixou uma baita de divida, foi condenado como ladrão e chefe de quadrilha, vcs não tem amor pelo o seu país não pra ficar publicando essas bobagem,sendo complica de uma matéria totalmente falsa, mande esse vagabundo sai na rua pra ver a população dele, acorda meu irmão, a globo quebrou por publicar mentiras e a audiência dele caiu. Fica alerta nisso. Que deus te abençoe no seu trabalho.

Chico

jan 1, 2022, 12:43 pm Responder

Mentira da porra, Bolsonaro tá acima de qualquer candidato hj aqui no Nordeste

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.