Com China e NY, Ibovespa perde mais de 2 mil pontos após abertura e atinge 109 mil; dólar sobe

Foto: Luis Prado

Instantes após a abertura do pregão, o Ibovespa, principal índice do mercado de ações do País, já perdia cerca de 2.300 pontos, cedendo para a faixa dos 109 mil pontos, nível visto pela ultima vez em 9 de março, quando a mínima fora aos 109.343,23 pontos. O temor de um desaquecimento mais abrupto do que o esperado da economia chinesa deixa os mercados em geral em alerta. Apesar de ainda subir, o dólar desacelerava, ajudando a atenuar os juros futuros no Brasil.

Na carteira do Ibovespa, o recuo não era geral, mas puxado por ações ligadas ao setor de commodities metálicas. A liderança era Usiminas PNA (-4,74%), que contaminava ações do setor e de co-ligadas. CSN ON perdia 3,99% e Vale ON recuava 3,15% às 10h30.

Na China, a Evergrande, maior incorporadora do país, já avisou credores que não conseguirá cumprir os pagamentos de juros da dívida com vencimento nesta segunda-feira, 20. “O mercado de crédito da China é muito ligado ao imobiliário, e a situação da maior construtora local poderia causar um temor ainda maior, contaminando outros setores como o financeiro”, escreve em nota Julia Aquino, especialista em investimentos da Rico Investimentos. Além disso, a China, a maior importadora de minério do mundo, segue impondo restrições à produção de aço no país, acrescenta.

Entenda

Conforme a S&P Global Ratings, um eventual calote da Evergrande não gerará uma onda de falências nem terá repercussões leves, mas gerará uma situação intermediária.

No noticiário local, destaque para informação de que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve retomar a reunião e definir o edital do 5G esta semana.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na manhã desta segunda, que o seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) “vai ser em Braille”, sem explicar o que quis dizer com a referência ao sistema de leitura tátil para cegos ou pessoas com baixa visão.

Em evento, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, afirmou que o principal entrave para a indústria do País é o “custo Brasil”, que não permite que empresas – em sua maior parte as pequenas e médias – invistam em tecnologia e inovação.

Às 10h38, o Ibovespa cedia 2,08%, aos 109.1124,78, mínima diária, ante abertura aos 111.434,67 pontos, com queda também em Nova York. O dólar subia 0,51%, a R$ 5,3098, ante máxima a R$ 5,3458. Na renda fixa, o contrato com vencimento em janeiro de 2023 tinha taxa de 9,045%, ante 9,05% do ajuste de sexta-feira. O DI para janeiro de 2027 projetava 10,60%, contra 10,63% do ajuste anterior. POR TRIBUNA DO NORTE

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.