Comissão do Orçamento é adiada para semana que vem, diz Alcolumbre

Foto: CNN

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou a jornalistas, nesta terça-feira (29), que a Comissão Mista de Orçamento, que seria instalada hoje, foi adiada por, pelo menos, uma semana. “Para não haver conflito, adiamos por uma semana. Na próxima, vamos instalar. Meu compromisso foi de que, nesses sete dias, eles busquem esse entendimento. Se não houver um acordo para a gente votar por unanimidade o presidente e o relator, a gente vai para o voto. E aí quem tiver voto, vai fazer”, acrescentou.

Alcolumbre explicou o conflito como uma divergência entre os partidos. “A consultoria do Congresso também entende que, de fato, o que vale é o que foi encaminhado em abril pelo presidente da Câmara, que é o princípio da proporcionalidade”, explicou. “Dois partidos acharam que perderam duas vagas, e isso é um debate legítimos líderes em tentar colocar o número maior de liderados na comissão. São parlamentares que têm uma sinergia com a questão orçamentária, e eles querem participar”, acrescentou.

O Orçamento de 2021 é o texto no qual governo mostra como pretende executar seus planos no campo econômico sem furar o teto de gastos. A questão do Renda Cidadã deve ser incluída no planejamento.

À CNN, o senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento 2021, defendeu a proposta de vincular os gastos do novo programa social a parte do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

“Pretendemos autorizar o governo a gastar até 5% do Fundeb com famílias do programa para manter o filho nas escolas. Entendemos que, em famílias pobres, sem o programa os filhos podem sair da escola para gerar renda, e não queremos que isso ocorra”, declarou.

CNN BRASIL

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.