Compensações ambientais proporcionaram plantações de centenas de mudas em Caicó

Uma parceria firmada entre o Parceria entre Ministério Público, Bombeiros Mirins e Município de Caicó terminou com um saldo positivo, de 100 mudas de árvores, muitas delas nativas, plantadas neste domingo, no entorno do Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. Ao Blog do Marcos Dantas, a promotora Uliana Lemos deixou claro que o Projeto Plantando Vidas foi criado e já sendo desenvolvido pelos Bombeiros Mirins.

O Ministério Público, que já desenvolve projeto semelhante, através do Selo Verde, foi convidado a se integrar à luta pela preservação ambiental, e decidiu direcionar as compensações ambientais, atribuídas aos postos de combustíveis que buscam a regularização, para práticas no próprio município de Caicó.

Quem tem postos de gasolina precisam se regularizar, e em contrapartida precisam pagar uma compensação ambiental pelo dano ambiental que é inerente ao empreendimento de postos de combustíveis. Alguns empreendedores nos procuraram pensando na possibilidade de, ao invés de reverter esse valor para o Fundo Estadual do Meio-Ambiente, que é sob responsabilidade do IDEMA, que fosse revertido para ações na própria Caicó. Achei a idéia muito interessante e fizemos um de aditivo nos termos de ajustamento de conduta, juntamente para direcionar esses valores para ações que visem preservar o meio-ambiente. Foi à junção de dois projetos, o Selo Verde e o Plantando Vidas”, explicou Dra. Uliana.

Acompanhada do esposo, juiz Marcus Vinicius e de filhos do casal, a promotora fez questão de plantar algumas mudas de árvores, na manhã deste domingo na Ilha de Sant’Ana. Dezenas de crianças e adolescentes assistidos pelos Bombeiros Mirins se juntaram a funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, na plantação das mudas.

O próximo passo, de acordo com o soldado Eduardo Pereira, coordenador dos Bombeiros Mirins, é fazer a manutenção das mudas. “Eu dizia para os nossos adolescentes que estamos como se fosse num parto, ou seja, trazendo os filhos, que neste caso são as mudas, ao mundo. Se essa muda não for cuidada, não iremos colher os frutos no futuro”.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.