Competição universitária quer desenvolver carros movidos a hidrogênio no Brasil

Foto: Divulgação

Cerca de 150 estudantes de engenharia de 13 equipes trabalham para aproximar os carros movidos a hidrogênio da realidade brasileira. Eles fazem parte do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, uma competição para promover o desenvolvimento da tecnologia no país, e, de quebra, capacitar os alunos para trabalharem com uma matriz energética que deve crescer muito nos próximos anos.

O desafio é organizado pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), que já realiza outros tipos de competição de estudantes em todo o mundo. Para esse específico, ainda há o apoio da Ballard, empresa canadense que produz as células de combustível para veículos a hidrogênio e da Anfavea, a associação das fabricantes de veículos.

Nos próximos meses, os alunos das 13 equipes terão que projetar um carro de corrida que seja movido a hidrogênio. Para isso, os estudantes participaram de 9 cursos oferecidos pela SAE.

Os projetos serão julgados considerando critérios técnicos e financeiros, como as especificações do veículo, desempenho do conjunto elétrico com célula a combustível, o sistema de segurança para o hidrogênio. Também serão avaliados aspectos menos objetivos, como organização da equipe e design do produto.

“O grande desafio não é fazer o carro mais rápido ou mais bonito, mas fazer os primeiros veículos a hidrogênio no Brasil”, disse Daniel Lopes, mentor em Tecnologia e Inovação para Mobilidade com Hidrogênio da SAE Brasil (veja mais aqui).

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.