Comunidade em Olho d’Água do Borges já utiliza passagem molhada para ir à cidade

Foto: Cedidas

Investimento de R$ 306 mil viabilizado pelo Governo Cidadão permite a passagem de veículos e pessoas em área que costuma alagar no inverno.

Os moradores da zona rural de Olho d’Água do Borges já estão desfrutando da passagem molhada construída na região com recursos do Banco Mundial, viabilizados pelo Governo Cidadão. A obra é uma espécie de ponte de pequeno porte que permite veículos e pessoas atravessarem um curso d’água onde há apenas uma estrada de terra que fica alagada na época chuvosa. O alagamento impedia o ir e vir das pessoas e da produção agrícola.

Agora é possível circular livremente nessa área no Sertão do Apodi, após o Governo do RN ter investido R$ 306 mil para levar esse benefício direto à população rural, fomentando o desenvolvimento social e econômico dos povoados e das 39 famílias ligadas à Associação do Sítio São Geraldo, produtores de milho, feijão e sorgo para o suporte forrageiro dos animais no período seco. Como aproveitam o período de chuvas para produzir, o escoamento dessa produção ficava prejudicado pelo alagamento na estrada. O convênio finalizado em 2020 contemplou, ainda, a construção de uma barragem submersa associada à passagem molhada.

“Essa obra proporciona dignidade aos cidadãos que vivem no campo e ajuda a fomentar seus pequenos negócios, seus sustentos”, avaliou Fernando Mineiro, secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão.

Presidente da Associação, Wlisses Dantas dos Santos explicou que a construção da passagem molhada foi uma escolha da comunidade para melhorar a locomoção de quem mora do outro lado do rio e precisa ir à cidade e também para ampliar o acesso à água: “Vamos poder produzir no período seco, o que antes não fazíamos porque não tínhamos água suficiente. Isso vai melhor a renda e o poder aquisitivo das nossas famílias”, planeja.

Desde 2012 que a Associação persegue o sonho de concretizar essa obra, o que conseguiram com o apoio do Governo do Estado, via Governo Cidadão. “Tudo deu certo e já agora no mês de maio estamos com a barragem cheia, sangrando, os peixes pulando”, comemora.

A construção faz parte dos investimentos que o Governo do RN está fazendo pelo interior em ações de acesso à água, via Governo Cidadão. São diversas iniciativas para trazer segurança hídrica e, além de passagens molhadas, tem a construção de miniadutoras, implantação de caixas d’água, cisternas e perfuração de poços.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.