Conab aponta perdas na safra do Arroz e também da Soja devido às enchentes no RS

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) calcula, em uma estimativa preliminar, que as perdas na safra de grãos 2023/24 no Rio Grande do Sul devem alcançar aproximadamente 1 milhão de toneladas em virtude das enchentes que atingem o Estado desde 29 de abril.

Na soja, a Conab prevê perdas de 700 mil toneladas na produção do Rio Grande do Sul na safra atual. “Sem as perdas do RS, a safra de soja do Brasil seria de 148,44 milhões de toneladas. Hoje foi estimada em 147,685 milhões de toneladas, considerando que 65% da safra gaúcha havia sido colhida até o início das enchentes”, explicou Porto.

Já no arroz, a Conab estima perdas de 230 mil toneladas na produção gaúcha, considerando o cereal que ainda não foi colhido.

“Sem perdas do RS, a safra de arroz do Brasil seria de 10,7 milhões de toneladas, estimada hoje em 10,5 milhões de toneladas. Podemos ter ajustes na produção estimada do Centro-Oeste de áreas novas com produção mais expressiva”, afirmou, destacando que 99% do arroz do País já deveria ter sido colhido – índice que é hoje de 84%.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.