Conclusão do Censo 2022 no RN será adiado pelo IBGE

O Censo 2022 não foi concluído no Rio Grande do Norte pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) até esta segunda-feira (31), prazo original para término do processo. Com isso, haverá a definição de uma nova data limite, que deve ser concluída ao longo do mês de novembro.

A informação foi confirmada ao G1 RN pelo superintendente do IBGE no RN, Damião Ernane de Sousa. Ainda no início de outubro, o instituto anunciou a ampliação do período do Censo em todo o país até dezembro. No entanto, no Rio Grande do Norte, estado com a situação mais avançada, a meta da instituição continuava sendo o fim de outubro.

“Ainda não concluímos. Hoje, o Rio Grande do Norte é o terceiro estado mais avançado, com 80,5% do trabalho realizado, atrás apenas do Piauí e Sergipe. Temos mais de 10 municípios concluídos e cremos que teremos outros 10 encerrados até o fim do dia.”, afirmou Ernane.

Segundo o superintendente, o órgão enfrenta dificuldade para concluir o trabalho em grandes cidades como Natal, Mossoró e Parnamirim. Também falta recenseador em cidades pequenas.

O IBGE mantém aberto um processo simplificado para contratação de recenseadores, porque, ao longo de todo o período do Censo, iniciado em agosto, não conseguiu preencher as 2.900 vagas abertas no RN.

Outras barreiras que têm sido encontradas para o avanço do Censo são as portarias de condomínios, que dificultam acesso a casas e apartamentos, além da recusa da população à visita dos recenseadores.

Em cidades da região metropolitana, como em Parnamirim, Macaíba e Extremoz, recenseadores estão trabalhando em horários alternativos à noite e nos fins de semana.

Segundo o IBGE, muitos moradores dessas cidades passam o dia em Natal, onde trabalham, e só estão em casa nesses horários. Porém, a chegada dos recenseadores em horários diferentes também provoca receio da populaçao.

“Muitos municípios estão em fase final do levantamento e acreditamos que vamos encerrar a maioria até o dia 15 de novembro”, considerou o superintendente.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.