Concurso Nacional Unificado: governo lança edital para selecionar 6,6 mil servidores e espera mais de 3,5 milhões de candidatos inscritos

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) promoveu na tarde desta quarta-feira (10), em Brasília, uma entrevista coletiva sobre o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

O “Enem dos concursos” selecionará, de uma só vez, 6.640 vagas em 21 diferentes órgãos públicos federais. Ao todo, serão oito editais em diferentes blocos temáticos contemplados no processo de seleção (confira abaixo). A publicação deve ocorrer ainda nesta quarta-feira. Já a validade do concurso será de 12 meses.

  1. Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727
  2. Tecnologia, Dados e Informação: 597
  3. Ambiental, Agrário e Biológicas: 530
  4. Trabalho e Saúde do Servidor: 971
  5. Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016
  6. Setores Econômicos e Regulação: 359
  7. Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748
  8. Nível Intermediário: 692

 A prova será realizada no dia 5 de maio e contará com avaliações objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. São esperados 3,5 milhões de candidatos na seleção.

Conforme o MGI, os editais contam com informações sobre os blocos temáticos, conteúdo exigido nas provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais.

— Tivemos mais de 70% das vagas aderindo aos concursos. Tinha áreas com mais capacidade de fazer, mas depois que as pessoas conhecerem melhor e isso se torne algo permanente, mais estruturado, esperamos que se torne uma rotina e que seja natural a adesão de mais vagas dos órgãos — afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O concurso prevê uma inscrição única, que valerá para selecionar os candidatos para mais de um órgão, e terá realização simultânea em 220 cidades

Serão 5.141 locais de aplicação, 77,2 mil salas, 94,6% da população até 100 quilômetros dos locais de prova. A força de trabalho estimada para a realização do concurso de 350 mil pessoas. A empresa responsável pela elaboração das avaliações e aplicação do processo é a Fundação Cesgranrio.

As inscrições no Concurso Público Nacional Unificado vão de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. A realização da prova será no dia 5 de maio em dois turnos, manhã e tarde. Para se inscrever, o candidato deverá ter uma conta no portal ou aplicativo Gov.br.

Com informações de GZH

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.