Conheça juiz que descobriu ser autista aos 47 anos e usa cordão de identificação nas sessões

Dia da Conscientização do Autismo | Alexandre Morais da Rosa, de 50 anos, juiz no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), teve o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) há 3 anos. Desde então, o magistrado compartilha a rotina e informações sobre a condição com os seguidores nas redes sociais.

O juiz também é conhecido por participar das sessões no judiciário em Florianópolis com cordão de identificação, acessório utilizado por autistas que desejam expressar a sua condição.

O Dia da Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril. Em entrevista ao g1, Alexandre comentou sobre a importância de divulgar o tema para o combate ao preconceito. “A luta é para ampliação da rede de atendimento, associada com campanhas informativas e tolerância”, disse.

Segundo Alexandre, o diagnóstico foi realizado de forma tardia. Ele recebeu o laudo de TEA de nível 1 apenas em junho de 2021, quando tinha 47 anos, após 14 consultas e uma série de testes com psiquiatras e psicólogos. A companheira do juiz também foi fundamental durante o processo, pois ela passou a notar traços do transtorno, junto com uma médica, durante a pandemia. Ele já era juiz quando recebeu a notícia.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.