Conselho de Ética pede cassação do vereador Gabriel Monteiro

O relator processo contra Gabriel Monteiro (PL) na Câmara dos Vereadores do Rio é favorável a cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar. O parecer de Chico Alencar (PSOL) foi divulgado em edição extra do Diário Oficial da Câmara dos Vereadores do Rio na tarde desta terça-feira.

Pelos rituais do processo, a expectativa é que o Conselho de Ética delibere sobre o processo na quinta-feira dia 11. A decisão final caberá aos 51 vereadores da Câmara, que devem discutir o caso plenário dia 16 de agosto. O documento tem cerca de mil páginas entre o relatório principal e anexos com depoimentos de pessoas arroladas pela defesa e pela acusação.

O relatório propriamente dito tem 37 páginas, divididos em cinco seções e subseções e deve pedir a cassação do parlamentar. O parecer toma como base os seguintes fundamentos com base em provas recolhidas ao longo da investigação:

  • Filmagem e armazenamento de vídeo em que Gabriel mantinha relações sexuais com uma adolescente de 15 anos, mesmo tendo conhecimento de que era menor, configurando crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Exposição vexatória de crianças por meio de exibição de vídeos manipulados em situação de vulnerabilidade para fins de enriquecimento e promoção pessoal.
  • Exposição vexatória, por meio de abuso físico contra pessoa em situação de rua por meio de “pseudoexperimento social” para fins de enriquecimento e promoção pessoal.
  • Assédio moral contra assessores do mandato;
  • Perseguição a vereadores com finalidade de retaliação ou promoção pessoal;
  • Uso de funcionários do gabinete em sua empresa privada, o que, em tese, configura crime de peculato;
  • Denúncias contundentes por estupro por parte de quatro mulheres pelo mesmo “modus operandi”.


No relatório, Chico Alencar lembra a carreira de Gabriel Monteiro antes e após começar a carreira política. Em um dos trechos, o relator diz que o acusado distorceu o mandato para benefício próprio.

Com informações do O Globo

Fonte: Portal Grande Ponto

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.