Constrangimento na CEF Agência UFERSA Mossoró

O relato que farei pode parecer pueril, mas ocorre com milhares de brasileiros na sociedade onde dinheiro vale mais que dignidade. Ao perceber ter perdido meu cartão de débito, fui a hoje (as 11h45) à minha agencia requerer outro.

Agencia pequena, dentro de minha Universidade. Estava com minha mochila que carregava vindo da sala de aula. O agente de segurança terceirizado, que me conhece, assim como todos os funcionários, pediu para revistar a minha bolsa.

“Sem prerrogativa legal e no alto de sua atividade policial” ele requisitou que minha mochila com computador e livros fosse revistada a procura de armas e munições. Não aceitei, deixei-a do lado de fora e prontamente expliquei o porquê: a medida não visava garantir minha idoneidade, mas a do dinheiro do banco.

Ninguém mais teve nem coragem de olhar para mim. Não fui agredido. O que foi agredida foi minha cidadania e o arbítrio através do sistema de segurança privado.

A Caixa Econômica Federal, que me cobra taxas e juros pelo seu serviço, me cobra a dignidade de ser revistado por segurança privado. Aí está o constrangimento. Neste sentido, como milhares de brasileiros, fui constrangido a expor minha privacidade.

O que muitos dirão? Irão ganir. No máximo… Mas é fundamental a discussão do papel do imenso Leviatã da segurança privada no Brasil. Ao menos, antes que seja tarde demais.

Thadeu Brandão

2 Comentários

Nunlinteressa

set 9, 2017, 7:15 pm Responder

Incontestadaômico este tipo de reclamação, independente de ser revistado apenas para garantir a segurança do dinheiro, é uma medida prevista para inibir problemas mais graves. Patético esse questionamento. Parabéns a todos os agentes de segurança, seja eles agentes públicos ou privados.

Melo

set 9, 2017, 7:34 am Responder

Esse procedimento é feito para sua própria segurança. Enquanto tem VC que é honesto, VC poderia está sendo forçado a entrar com uma arma por tem alguma pessoa próxima sendo feita de refém do lado de fora. E ele n pode dar tratamento diferenciado à quem quer que seja. VC tmb tem a opção de não deixar conferir a sua mochila, mas deve deixar com alguém ou do lado de fora mesmo.
Outra coisa ele não tem culpa de como as pessoas ficaram lhe olhando.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.