Covid-19: quarta dose da vacina é autorizada em imunossuprimidos

A Prefeitura do Natal liberou a quarta dose da vacina contra a covid-19 às pessoas consideradas pelo Ministério da Saúde como imunossuprimidas que tenham tomado a D3 há quatro meses. Essas pessoas podem procurar um dos locais de vacinação para receber uma dose adicional da vacina, do fabricante Pfizer.

Para receber e D4, é necessário apresentar laudo médico comprobatório. De acordo com o Ministério, são considerados imunossuprimidos quem faz parte de alguma dessas categorias:

Tem imunodeficiência primária grave;Faz quimioterapia para câncer;É transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;Vive com HIV/Aids;Faz uso de corticóides em doses menores de 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por menos de 14 dias;Pacientes em hemodiálise;Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias);Faz uso de drogas modificadoras da resposta imune.

Dentre as drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras estão: metotrexato, leflunomida, micofenolato de mofetila, azatioprina, ciclofosfamida, ciclosporina, tacrolimus, 6-mercaptopurina, biológicos em geral (infliximab, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumab, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumab, ustekinumab) ou inibidores de JAK (Tofacitinibe, baricitinib e Upadactinibe).

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.