CULTURA QUILOMBOLA NO RN: Grupo Caboclos Treme Terra repete tradição de cantar e dançar na semana santa e vídeo viraliza

A turma de caboclos Treme Terra, da comunidade remanescente de Quilombolas da Lagoa do Mato/Coati, município de Luiz Gomes, interior do Rio Grande do Norte, repetiu o ritual de cantar e dançar na semana santa e um dos vídeos viralizou no perfil do blog Jair Sampaio no Kwai, alcançando mais de 500 mil (meio milhão) de views. Confira aqui!

Ana Maria Silva, quilombola e moradora de Lagoa do Mato/Coati, foi a fundadora do grupo há 08 anos, e hoje ainda atua na coordenação do Caboclos. Ela conta que é tradição na sua comunidade sair na semana santa, pois além de alimentar a cultura do seu povo, o grupo também arrecada alimentos e doa às famílias em vulnerabilidade social.

Caboclos é composto por jovens de comunidades quilombolas, quem também formam o grupo “Os Molekes de Luís Gomes”, com a mesma manifestação cultural: música, dança e todos vestidos à caráter e mascarados. Outra cidade que também apresenta histórico dessa cultura quilombola é Major Sales, no Alto Oeste do RN, lá tem até ‘Encontro Regional’.

Ainda de acordo com Ana Maria, em conversa com o blog Jair Sampaio nesta sexta feira santa, Treme Terra tem sanfoneiro, zabombeiro, triangueiro e pandeirista, e são esses músicos que embalam os ritos culturais e cantigas do grupo em suas apresentações, que chama a atenção pela beleza das roupas, cores, organização e animação de seus integrantes.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.