Defesa Civil redobra alerta para chuvas em Natal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) dobrou o nível de alerta das equipes que atuam nas unidades operacionais da Defesa Civil Municipal desde a terça-feira (13). A medida se faz necessária devido às chuvas que vêm caindo na cidade. Os pontos que estão recebendo maior atenção dos agentes da Defesa Civil são as áreas onde comumente são registrados maiores incidentes, como parte do bairro de Mãe Luíza, Ribeira, Rocas, Comunidade do Jacó, Passo da Pátria, e pontos da zona Norte.

O titular da Semdes, João Paulo Mendes, determinou, que além das equipes responsáveis pelo plantão dessa quarta-feira (14), outras que estão de folga se mantivessem em alerta para a possibilidade de uma eventual necessidade de ampliar a área de atuação, de acordo com as demandas de solicitações informadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). “Como estamos sempre acompanhando os boletins meteorológicos dos órgãos oficiais, tomamos essa precaução, pois a previsão registra mais chuva para cair em Natal nas próximas horas”, explicou.

Algumas ocorrências foram registradas e atendidas pelas equipes da Defesa Civil Municipal, porém nenhuma situação chegou a contabilizar vítimas. Entre as intervenções promovidas pela instituição estão o isolamento de uma área onde ocorreu rompimento de tubulação na Travessa Dr. Vulpiano Cavalcante, no bairro de Igapó, na zona Norte. Também na zona Norte, foi registrada a abertura de uma cratera onde um veículo chegou a ser engolido e com a ajuda dos agentes de Defesa Civil o automóvel foi removido e o local isolado com faixas de sinalização.

Ainda foram registrados pontos de alagamento em ruas da cidade, nas situações onde existe a ameaça das águas invadirem residências a Defesa Civil é acionada e atua no sentido de canalizar as águas para bocas de lobo ou outros locais de desague, como também retirando as famílias dos locais onde existe comprometimento da segurança.

Os técnicos da Defesa Civil de Natal estão monitorando todo o sistema de chuvas da capital por meio das informações divulgadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Os pluviômetros do Cemaden instalados na capital informam que nas últimas 24h a área mais atingida por chuvas foi a região do Guarapes I, com 87,26 mm, seguido por Neópolis, 86,77 mm, Nossa Senhora da Apresentação, 81,43 mm, Guarapes II, 71,29 mm, Pajuçara, 65,55 mm, e Nossa Senhora de Nazaré e Lagoa Nova com 59,43 mm.

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, no Ciosp, onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão. “A Defesa Civil atua com foco em ações preventivas, de socorro e de assistência em casos de desastres naturais com intuito de evitar ou minimizar danos à população. Qualquer situação nesse sentido pode acionar a Defesa Civil que deslocaremos uma equipe para atendimento”, concluiu o secretário João Paulo Mendes.

Portal no Ar

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.