Depois de perder a UTI Neonatal, Caicó corre para salvar a UPA da zona norte

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, foi mais uma vez a Natal, nesta terça-feira, 18, no IDEMA (Instituto de Defesa do Meio Ambiente), tentar viabilizar o licenciamento ambiental da obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no bairro Salviano Santos. A UPA 24h é a estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares.

O detalhe é que o serviço está parado há algum tempo, mas nenhuma providência foi tomada para viabilizar o licenciamento e concluir a obra. “Estamos correndo contra o tempo para Caicó não perder recursos importantes para a saúde. Se não tomarmos providência agora, poderemos perder algo em torno de 200 mil reais de custeio para a UPA de Caicó”, disse Batata.

Caicó perde UTI Neonatal para Currais Novos

Uma das notícias mais tristes para Caicó na transição do governo de Roberto Germano para Batata, Caicó ficou sem a UTI Neonatal, mesmo sob clamor da população. Confira na íntegra! Por Heitor Gregório…

O Governo de Robinson Faria, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública, retirou do Hospital do Seridó, em Caicó, os equipamentos que só aguardavam instalação para funcionamento de leitos de UTI infantil.

Todo o material foi transferido para o Hospital Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, onde serão instalados 10 leitos de UTI Neonatal, segundo a própria Secretaria de Saúde do Estado.

A estimativa é que sejam investidos 660 mil reais para reforma e ampliação dos leitos de UTI Neonatal no Hospital Mariano Coelho, com recursos já disponíveis do RN Sustentável e Rede Cegonha.

O detalhe é que em Caicó já existia toda uma infraestrutura pronta, necessitando apenas de pequenas modificações, tendo em vista que o prédio foi adaptado desde quando o hoje deputado estadual Vivaldo Costa, assumiu o Governo do Estado, na condição de vice-governador do senador José Agripino Maia, em 1993.

Nada contra Currais Novos ter sua UTI Neonatal.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.