Deputado diz que Prefeitura de Natal não tem boa vontade na questão da Guarda Municipal‏

O deputado Kelps Lima denunciou hoje na Assembleia Legislativa a má vontade da Prefeitura de Natal em resolver um problema sério em relação às aposentadorias dos Guardas Municipais da cidade, que recolhem para a previdência apenas 30% da remuneração atual que recebem na ativa. Segundo Kelps, a Guarda Municipal foi criada com os seus servidores enquadrados como ASGs. Depois, o enquadramento foi feito como nível médio.

“Ocorre que hoje os guardas municipais descontam somente o relativo a 30% dos seus salários na contribuição previdenciária. Um guarda que ganha, por exemplo, R$ 2,5 mil por mês, se morrer, a viúva só receberá um salário mínimo de pensão. Se esse mesmo guarda municipal adoecer, também só receberá um salário mínimo.”

Para Kelps, é uma crueldade o guarda municipal passar a vida inteira ganhando uma remuneração e, quando se aposentar, terminar a vida com um terço do que recebia na ativa. “A Prefeitura precisa resolver isso. Não é reposição, é reparação lógica.  Já existem pensionistas passando enormes privações financeiras porque a viúva só está recebendo um terço da remuneração que o marido recebia em vida.”

“A desculpa da Prefeitura é dizer que não tem dinheiro para os Guardas Municipais, que trabalham na segurança de uma das cidades mais violentas do mundo. Mas, enquanto isso, essa mesma prefeitura vai pagar cachês caríssimos para cantores de outros Estados se apresentarem nas festas da cidade”, reclamou o deputado.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.