Dia de “Justiça na Praça” na cidade de Parelhas realizou audiências e casamento comunitário

A população do município de Parelhas, na região do Seridó potiguar, teve à disposição durante todo o dia de ontem, (03) uma gama de serviços oferecidos em praça pública pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Prefeitura Municipal e instituições parceiras. Desde às 8h, na Praça Arnaldo Bezerra, o TJRN realizou a 45ª edição do programa Justiça na Praça, ação de cidadania capitaneada pelo Poder Judiciário potiguar desde o ano de 2007.

A solenidade de abertura contou com a oficialização da união civil de 77 casais, em celebração conduzida pela juíza Fátima Soares. Ao mesmo tempo, quem compareceu ao Justiça na Praça tinha a opção de expedir documentos, procurar orientação jurídica com advogados da OAB e defensores públicos, comparecer às mais de 170 audiências de conciliação pautadas. Poderia ainda conhecer os diversos serviços oferecidos pelo TJRN na área social, buscar atendimento médico junto à Secretaria Municipal de Saúde ou conhecer as atividades educacionais de Parelhas, ser atendido pelo INSS ou buscar informações sobre empreendedorismo junto ao Sebrae. Poderia também visitar uma exposição fotográfica ou acompanhar uma contação de estórias. O visitante poderia também saber um pouco mais do trabalho de policiais militares, bombeiros e dos integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Durante a solenidade de abertura, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais (Naps) do TJRN, responsável pelo programa, afirmou que o entusiasmo visto no ano passado em Parelhas durante a realização do programa Justiça e Escola foi determinante para que a cidade viesse agora a receber a última edição do Justiça na Praça prevista para o ano de 2016, em razão do calendário eleitoral. Ela lembrou que levar o Justiça na Praça para Parelhas já era um desejo do gestor municipal.

Zeneide Bezerra destacou que existe um Judiciário antes e depois do início das ações sociais implementadas a partir de 2007. “Estamos cumprindo o que a Constituição Federal nos determina que é levar cidadania a todos os rincões deste Estado”, afirmou a magistrada, presidente do Tribunal Regional Eleitoral. A abertura do Justiça na Praça contou com a presença do corregedor geral de Justiça, desembargador Saraiva Sobrinho, e do ex-presidente do TJRN, desembargador aposentado Aderson Silvino.

“Esta é uma grande ação social, um grande momento de cidadania que estamos celebrando hoje aqui em Parelhas”, afirmou o prefeito Francisco de Assis Medeiros. Agradecendo a todos os envolvidos na execução do programa, ele falou da alegria em receber mais uma vez a equipe do TJRN no município e destacou que para além dos investimentos feitos pela Prefeitura, o Justiça na Praça traz benefícios incalculáveis para a população, como a possibilidade da realização do casamento para muitos dos casais da cidade. “Parelhas está e estará de portas abertas para as instituições que tragam cidadania, formação e conscientização para a população”.

“A comarca de Parelhas recebe com grande alegria o programa Justiça na Praça. Espero que o dia de hoje supere todas as expectativas”, afirmou a juíza Janaína Lobo, diretora do foro de Parelhas.
Homenagem

O ex-presidente do TJRN, desembargador aposentado Aderson Silvino, foi agraciado com o título de cidadão parelhense. Ele relembrou a sua atuação como juiz em Parelhas no final dos anos de 1970, onde residiu com sua família na cidade por mais de dois anos. Falou de figuras ilustres da época e destacou fatos como a fundação da maçonaria na cidade, com a loja maçônica Cirilo Santos. “Agradeço a generosidade em propor o meu nome para receber este título. Está se legalizando a minha condição, pois de coração e de fato eu já me sentia parelhense”, discursou Aderson Silvino.

O vereador Francisco Genidson “Pepeu” foi o autor da proposição na Câmara para a outorga do título de cidadania. Partiu dele também o requerimento para que o município buscasse a parceria com o TJRN para executar o Justiça na Praça.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.