Discurso antipolítica levou Zelensky ao poder na Ucrânia; entenda

Um país marcado pela corrupção desde sua independência, e sem fé na classe política. Foi nesse contexto que o ator e humorista Volodymyr Zelensky chegou ao poder na Ucrânia. O atual presidente tem sido visto como uma liderança diante da invasão russa comandada por Vladimir Putin. 

A mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ásia Pacífico, Maria Eduarda Dourado, aponta a eleição de Zelensky como um acontecimento “fora a curva” na política ucraniana. 

“O Zelensky caiu de para quedas [na presidência] de verdade, e não tinha ideia de que a população ia responder. Tudo começou com uma brincadeira, sabe?”, lembra ela, referindo-se à série de TV protagonizada por Zelensky que deu origem a ideia de ser presidente. 

No programa, ele interpretava um professor que, de uma hora para outra, acordava como presidente da República. A série chamava-se “Servo do Povo”. Não por acaso, nome dado ao partido do presidente nas eleições de 2019. 

Para entender como o atual presidente chegou ao poder, é preciso compreender o tamanho da descrença da população ucraniana com a classe política, segundo explica Maria Eduarda. 

“Todos os governos foram marcados por corrupção. A gente tem um país onde a política é dominada por oligarcas, que enriquecem muito dentro desse sistema político, e quem está no poder não tem credibilidade com a população. Pesquisas afirmam que 70% dos ucranianos não confiam nas instituições nem na figura do presidente. É endêmico, como se fosse uma doença no país, desde 1991 [ano da independência]”, explica. 

“É algo muito forte [a corrupção], ouso dizer que mais forte que no Brasil. Temos uma população muito sem crença nas instituições ou nas figuras que elas colocam no poder. Esse histórico seria um dos elementos muito fortes que impulsionariam a ideia de colocar um outsider.”

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.