Dom Eusébio Scheid, arcebispo emérito do Rio, morre após contrair Covid-19

Foto: André Teixeira

Morreu, na tarde desta quarta-feira, aos 88 anos, o cardeal Eusébio Oscar Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro. O religioso já se encontrava com um quadro delicado de saúde, situação que se agravou depois que, há cerca de uma semana, ele testou positivo para a Covid-19.

“O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio Oscar Scheid, entregou serenamente sua alma a Deus, no inicio da tarde desta quarta-feira, 13 de janeiro, após longo período de enfermidade, em São José dos Campos (SP), onde residia”, informou a Arquidiocese do Rio.

O governador em exercício Cláudio Castro lamentou o falecimento em uma rede social: “Dom Eusébio trilhou um caminho importante para a história da Igreja, sendo um grande pastor na Arquidiocese do Rio. Sua missão foi marcada pela formação do clero e evangelização, alcançando assim muitos corações”.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também prestou uma homenagem ao cardeal e publicou no Instagram uma foto ao lado dele. Na legenda Paes escreveu: “Com tristeza venho me unir aqueles que homenageiam o Cardeal Emérito do Rio, Dom Eusébio Scheid, que infelizmente faleceu hoje”.

Nascido em Luzema, Santa Catarina, Dom Eusébio Scheid foi transferido para a Arquidiocese do Rio de Janeiro em julho de 2001, sucedendo o Cardeal Eugenio de Araujo Sales. Ele tornou-se cardeal dois anos depois, durante o papado de João Paulo II. Aos 75 anos, Sheid se aposentou e foi substituído como arcebispo por Dom Orani Tempesta.

Dom Eusébio também publicou os livros “Tese de láurea sobre a Cristologia de Ubertino da Casale em seu contexto histórico”; “Preparação para o casamento e para a vida familiar”; Introdução à pastoral familiar; e “Ministério do Acolhimento”.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.