É falso vídeo em que Lula xinga Dilma Rousseff em entrevista

Nas últimas semanas, por conta da disputa eleitoral, voltou a surgir um vídeo que supostamente mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) xingando a também ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A mensagem diz que Lula contratou 15 advogados para tirar o vídeo do ar. Mas será que isso é verdade? O Tempo Checagem foi conferir. 

O vídeo foi publicado originalmente em 2017 e consta até hoje no perfil de um internauta chamado Artur Andrade. Já tem quase 20 mil visualizações e, agora, começou também a ser espalhado no WhatsApp. Ele reproduz trechos de uma entrevista de Lula a uma rádio de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Em certo trecho, aparece a fala: “Agora como explicar os panelaços que tiraram Dilma do poder? Porque a Dilma era cretina, maldosa, mentirosa, safada. O problema é que nós temos complexo de vira-lata e não nos damos importância. Eles só deram o azar de mexer comigo”. 

Embora as imagens sejam verdadeiras, a fala é na verdade uma montagem, como se pode comprovar vendo o vídeo verdadeiro, que está disponível na versão digital desta reportagem. No falso, dá para perceber nitidamente que a imagem está cortada e dá saltos entre vários pontos. Esses pedaços de falas foram reunidos em uma frase para simular que o ex-presidente estava xingando a correligionária.

Portanto, é falso que Lula tenha xingando Dilma de “cretina, maldosa, mentirosa e safada”.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.