Em 60 dias pós reaberta Maternidade de Macaíba já realizou mais de 100 partos

Próximo a completar 60 dias de reaberta, a maternidade do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, vem consolidando seu papel de prestar assistência às gestantes daquela região. A unidade chegou a ficar quatro anos sem realizar partos.

Desde a sua reinauguração, 13 de junho, a unidade abriu uma nova esperança para as gestantes de Macaíba, que agora podem ter seus filhos na cidade onde moram e perto de seus familiares. Até agora foram realizados 607 atendimentos obstétricos de urgência, sendo que 136 resultaram em internamento.




Mais de 100 crianças nasceram no Hospital Regional Alfredo Mesquita desde a reabertura da maternidade. Foram feitos 112 partos, entre normais e cesarianas. O hospital realiza ainda procedimentos cirúrgicos de curetagem e tratamento de doenças clínicas em gestantes.

Embora 80% das mulheres atendidas sejam moradoras de Macaíba, as moradoras de municípios circunvizinhos, em especial o da 3ª região de saúde, também foram beneficiadas e agora contam com atendimento próximo aos seus municípios. O hospital registra atendimento a gestantes de Ceará-Mirim, Extremoz, João Câmara, São Gonçalo, Touros, entre outros.

Mães e recém-nascidos contam com assistência de pediatras, obstetras, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, bioquímicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, além doe pessoal administrativo e de apoio. Todos os recém-nascidos realizam o teste do coraçãozinho para identificação de doenças do sistema cardiovascular.

A unidade possui 17 leitos obstétricos, que estão em plena ocupação, por isso a direção da unidade já trabalha para conseguir a ampliação da capacidade. Outro projeto é “estruturar o hospital para ser uma referência para partos de médio e alto risco, evitando transferências de um serviço para o outro”, segundo a diretora geral da unidade, Glenda Freitas.

 

 

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.