Em Goiás, morador diz que bloco de concreto guarda material radioativo

Não há radioatividade no bloco de concreto que foi encontrado em uma casa na cidade de Anápolis (GO), que fica a 54 km de Goiânia. A informação é do coordenador do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), localizado em Abadia de Goiás, o físico Walter Mendes Ferreira. Segundo ele, o levantamento radiométrico realizado na cápsula encontrada mostrou que não se trata de material radioativo.

No início da tarde desta sexta-feira, 19, o Corpo de Bombeiros foi informado sobre a presença de “possível produto perigoso, concretado em uma caixa de ferro, localizado no quintal de uma residência.” O local chegou a ser isolado e a suspeita é de que se tratava de uma cápsula de césio. Segundo os policiais militares que haviam ido a casa averiguar a informação de que havia armas ilegais no local, o próprio morador disse que o objeto guardava uma cápsula de césio.

Um técnico do CRCN esteve no local para verificar o objeto, mas, segundo Ferreira, de antemão já se sabia que não se tratava de material radioativo. “Todos os materiais radioativos licenciados no Brasil compõem um banco de dados e não há registro de materiais dessa natureza em Anápolis”, explicou o coordenador do órgão.

O bloco de concreto foi recolhido e será levado para o CRCN “com o objetivo de minimizar o impacto psicológico junto à população”, afirmou Ferreira.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.