Em Parnamirim, Projeto Gerações aproxima poder público da comunidade

Abrir a escola para a comunidade. Essa sempre foi uma das propostas da atual administração. E, neste sábado, 20, o bairro de Santa Tereza pôde vivenciar a integração comunidade/poder público.

Com o envolvimento de servidores de todas as secretarias, a Prefeitura está promovendo durante todo o dia de hoje, a primeira edição do projeto Gerações, na Escola Municipal Desembargador Silvino Bezerra Neto.

O projeto tem como meta aproximar a gestão aos cidadãos, levando serviços, principalmente nas áreas de saúde, assistência social, educação e esporte.

Na UBS de Santa Tereza, os moradores puderam contar com 8 consultórios, trailer odontológico e móvel. “Trouxemos todos os nossos serviços, inclusive estamos realizando pequenas cirurgias aqui. Mobilizamos toda nossa equipe para atender a comunidade”, disse a secretária de Saúde Elizabete Carrasco.

O prefeito Rosano Taveira e a vice-prefeita Elienai Cartaxo fizeram questão de percorrer todas as salas, conversando com os moradores e com as equipes que estão prestando os serviços. “A Escola e a UBS estão abertas para atender a comunidade, atendendo aos anseios da população. E, esse projeto será realizado todos os meses”, disse o gestor.

A primeira dama, Alda Leda Taveira, esteve envolvida em todo o processo de montagem do projeto Gerações. “A nossa ideia é aproximar essas pessoas do poder público. Apresentando a elas, o que oferecemos em nossa rede. Muitos desconhecem os serviços ofertados”, disse.

Ainda na área da saúde, os moradores puderam contar com os serviços do NASF, das práticas integrativas, fisioterapia, laboratório, emissão do cartão SUS e testes rápidos.

A área da Assistência Social, comandada por Elienai Cartaxo, foi uma das pastas com maior número de serviços, incluindo orientação jurídica, atendimento social, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cadastro Único, ID Jovem, Carteira do Idoso, Criança Feliz, Acessuas Trabalho, CREAS e orientações sobre o Minha Casa Minha Vida. Em cada um dos segmentos a expectativa é atender cerca de 50 pessoas.

Já a coordenadoria do Trabalho ficou responsável pelo encaminhamento do RH, que será concluído na próxima terça-feira, na Escola Sivilno Bezerra. Mas também fizeram agendamento para carteira de trabalho, encaminhamento para emprego e deram orientações gerais. A previsão de atendimento é de 300 pessoas.

Na UBS de Santa Tereza, Maria José Carvalho Santana, 76, aproveitou o sábado para se consultar. “Vim passar pelo cardiologista e para minha surpresa acabado de saber do Dr. Mário Júnior que está tudo bem com o meu coração e a minha saúde”, disse satisfeita.

Gildete Silva de Souza, 30, trouxe a filha para se consultar no pediatra. “Quando tem esse tipo de ação social fico feliz porque tudo é mais rápido e acaba recebendo todos os serviços que necessito de uma vez só”, disse.

Karla Nascimento, mãe de 7 filhos, moradora em Nova Esperança não perdeu tempo. “Trouxe meus filhos pra cortar o cabelo. Não é fácil dar conta dessa criançada. A Prefeitura me ajuda muito. A maioria deles está no programa criança feliz. Também fui sorteada e aguardo entregarem a minha casa própria porque hoje moro num barraco”, disse a mãe.

 

ASCOM

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.