Escadaria de Mãe Luiza é repaginada com a arte do grafite

Foto: Paulo Martin/Inter TV Cabugi

A escadaria de Mãe Luiza, em Natal, está com novo visual, graças ao talento de artistas potiguares que deixaram o local repaginado com a arte do grafite. Essa manifestação artística que surgiu na década de 1970 reflete a realidade das ruas e tem o objetivo de ocupar “espaços brancos” com reflexões e histórias de um povo.

O movimento está se tornando cada vez mais comum entre as ruas da capital potiguar, essa intervenção em Mãe Luiza foi feita através de um projeto da Secretaria de Cultura de Natal, que já contemplou oito pontos públicos de Natal, entre eles o Beco da Lama, Praia de Miami e o Espaço Cultural Ruy Pereira.

“Desde o Beco da Lama, nós vimos a possibilidade de ocupar outros espaços públicos de Natal com a arte do grafite. Esse espaço era um local que a gente sempre almejou, já que é é muito explorado entre os moradores e turistas”, disse Miguel Carcará, artista plástico e coordenador do projeto.

O projetou contemplou 24 grafiteiros que se expressaram através de imagens que retratam questões sociais e referenciam as principais características do bairro.

“Demos uma liberdade artística para os participantes do projeto para que eles criassem as artes dentro do seu próprio estilo. Fizemos uma alusão à comunidade, tem desenho de mães, pescadores e ambulantes”, explicou Carcará.

A representatividade feminina também está pintada nos muros da escadaria. A grafiteira Clívina deixou o painel marcado com a figura de uma mulher cheia de atitude.

“Fiz uma menina que representa bem as mulheres da periferia. É importante mostrar que nós mulheres estamos conquistando espaço na arte. Nada melhor do que deixar isso registrado no muro do bairro onde fui criada. Comecei a fazer grafite através de um projeto social e hoje me orgulho de passar por aqui e me ver representada”, disse Clívina. Veja matéria completa em G1RN.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.