Escola Agrícola de Jundiaí discute Inserção de jovens no mercado de trabalho em evento na terça-feira (1°)

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove na próxima terça-feira (1°) o II Fórum Informativo sobre o Pronatec Jovem Aprendiz, no Campus Macaíba. O evento tem como objetivo discutir os desafios e avanços que permeiam o processo de inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Promovido em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação e a Delegacia Regional do Trabalho, o Fórum abordará através de mesas redondas questões como: as políticas públicas para inserção de jovens no mercado de trabalho, o cumprimento da Lei da Aprendizagem e o processo de inserção dos jovens no mercado de trabalho.




De acordo com o Diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, Professor Júlio César de Andrade Neto, ofertar formação profissional para jovens é um desafio muito grande. “Com o Pronatec Jovem Aprendiz, o participante tem acesso a uma formação continuada, além da inserção no mercado de trabalho em empresas de renome. Com um mercado em crise é preciso unir esforços junto aos órgãos responsáveis pela contratação de aprendizes e as empresas para que dessa forma possamos garantir a contratação dos jovens respeitando a condição peculiar do adolescente como pessoa em desenvolvimento”.

“Neste importante evento iremos discutir junto aos parceiros e alunos as políticas públicas para inserção de jovens no mercado de trabalho e apresentar os resultados já atingidos pela Escola Agrícola de Jundiaí nesta nova oferta do Pronatec”, completa o Professor Júlio César de Andrade Neto.

O II Fórum Informativo sobre o Pronatec Jovem Aprendiz será realizado no Campus Macaíba a partir das oito horas da manhã e contará com a participação de mais de 500 jovens, além de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC-MEC, UFRN, Escola Agrícola de Jundiaí, Secretaria Estadual de Educação, Delegacia Regional do Trabalho. Durante o evento serão entregues os certificados de conclusão dos primeiros cursos do Pronatec Jovem Aprendiz ofertados pela Instituição.

Após o II Fórum será realizada a aula inaugural dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para mulheres em estado de vulnerabilidade social em parceria com o Governo Federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidade Mulheres Mil. Mais de 1400 mulheres de 16 municípios do RN participarão da cerimônia.

Programa Jovem Aprendiz no RN

Criado em 2015, o Pronatec Jovem Aprendiz é um desdobramento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que visa possibilitar a qualificação profissional e a entrada de jovens da rede pública de ensino no mercado. Além de ter acesso a um curso de qualificação profissional, o jovem aprendiz encontra na empresa a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que está aprendendo.

No Rio Grande do Norte, a Escola Agrícola tem ofertado mais de 30 cursos nas áreas de gestão de negócios, saúde e turismo nas Escolas Estaduais Monsenhor Raimundo Gurgel, Governador Dix-Sept Rosado, Professora Maria Stella Pinheiro Costa, Aida Ramalho Cortez Pereira, Professor Abel Freire Coelho, em Mossoró; e Edgar Barbosa, Professor Varela Barca, Padre José Maria Biezinger, Prof Josino Macêdo ENS. 1 e 2 graus, Padre Monte, Instituto Padre Miguelinho, Centro Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professor Reginaldo Téofilo, Professor Antônio Pinto de Medeiros, Senador Dinarte Mariz, Peregrino Junior e Professor Anísio Teixeira, em Natal.

Durante o programa, o aprendiz tem aula duas vezes na semana e jornada diária de trabalho de quatro horas, recebendo o equivalente ao valor por hora do salário mínimo. Nesta oferta do Pronatec, os jovens fazem cursos de formação inicial e continuada (FIC) organizados em itinerários formativos de ao menos 400 horas teóricas, com cursos cuja temática seja relacionada entre si e de complexidade progressiva.

Programação II Fórum Informativo sobre o Pronatec Jovem Aprendiz

08 horas – Recepção dos Jovens Aprendizes e café da manhã
09 horas – Abertura Oficial
09h30min – Entrega de Certificados
Entrega de Certificados aos alunos concluintes primeiro curso
· Entrega de Certificados as Empresas parceiras do Pronatec
10 horas –  Desafios e Avanços que Permeiam o Processo de Inserção dos Jovens no Mercado de Trabalho
· Panorama do Programa Pronatec Jovem Aprendiz no RN  – Coordenador da Mesa  Professor Paulo Roberto
· As Políticas Públicas e o Desafio na Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho – Professora Francismara Lima (MEC)
· O Cumprimento da Lei e as Beneficies desse Processo – Doutora Célia Galvão,
· Avaliação do Programa de Aprendizagem dentro da Empresa – Representante das empresas parceiras
11 horas – Encerramento

Programação Aula Inaugural Pronatec Mulheres Mil

13horas – Recepção das alunas do Pronatec Mulheres Mil
14 horas – Abertura Oficial
14h30min – Apresentação do Cordelista Hailton Mangabeira
14h40min – Depoimento de beneficiárias do Pronatec Mulheres Mil
15h00min – Depoimento da Rede Socioassistencial sobre o Pronatec Mulheres Mil no RN
15h00min – Fala das autoridades
15h30min – 
Reunião administrativa com a A Analista Técnica responsável pelo Pronatec Mulheres Mil na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC-MEC, Jussara Maysa Silva Campo.

 

Cecília Oliveira – Jornalista Responsável DRT 1817/RN

Assessoria de Comunicação Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.