ESPORTE: Nadadores Bruno Fratus e Ítalo Manzine se classificam para os Jogos do Rio. Cesár Cielo fica fora

RIO-2016-22

Os nadadores brasileiros Bruno Fratus e Ítalo Manzine se classificaram para a prova dos 50 metros nado livre das Olimpíadas Rio 2016. Bruno Fratus venceu a final da modalidade do Troféu Maria Lenk. Ítalo Manzine ficou em segundo lugar, conquistando a vaga restante. Cesar Cielo, atual recordista mundial e campeão olímpico nos jogos de Pequim em 2008 ficou na terceira posição e está fora dos Jogos. Bruno Fratrus comentou o resultado da prova e disse que sem Cielo na equipe, a sensação é de time incompleto.

É difícil, dá uma sensação de time incompleto. Mas como eu disse, essa é a beleza do esporte. O Ítalo batalhou muito e estava todo mundo competindo em condições iguais, com a competição justa e ele acabou saindo vitorioso”, disse Bruno Fratus, nadador classificado para as olimpíadas Rio 2016

Atual 5° melhor no ranking mundial, Bruno Fratus é um dos nadadores contemplados pelo programa Bolsa Pódio, que auxilia os atletas financeiramente durante um ano para que eles se dediquem, com exclusividade, ao treinamento e às competições.O valor do beneficio varia entre 5 e 15 mil reais por mês. Bruno disse estar feliz pela classificação para a segunda olimpíada consecutiva. Ele garante estar motivado para a competição.

“Eu posso dizer que, nesse exato momento, eu estou me sentindo bem agradecido e abençoado de estar tendo a oportunidade de participar dos jogos olímpicos aqui no Brasil e poder representar meu povo. Então, eu não poderia estar mais motivado, acho que essa vai ser a competição da minha vida, tem tudo para ser o ponto máximo da minha carreira”, afirmou Bruno Fratus.

Segundo lugar no troféu Troféu Maria Lenk, Ítalo Manzine disse que sem a contribuição e o apoio de Cielo ele não teria conseguido a classificação.

Nos últimos dois anos, Ítalo venceu cinco competições de 50 metros livre em torneios nacionais, seja individualmente ou em revezamentos. O atleta afirma que tem melhorado o desempenho e que o plano é conquistar uma medalha na competição.

“Não se trata só de ir para as Olimpíadas. É ir para as Olimpíadas e buscar uma medalha. Cada vez que eu caio na água, eu tenho melhorado. Esse é o plano. E o plano é chegar nas Olimpíadas e buscar uma medalha também”, destacou  Ítalo Manzine, nadador classificado para as olimpíadas Rio 2016.

Com o fim do troféu Maria Lenk, a equipe brasileira de natação está completa para as Olimpíadas. O time brasileiro vai ter uma delegação recorde, com 29 atletas classificados. Entre eles, nomes veteranos como Thiago Pereira e Joanna Maranhão, que vão para a quarta participação nos Jogos, e jovens promessas como Brandonn Almeida, Luiz Altamir e Gabrielle Roncatto.

Os jogos Olímpicos Rio 2016 vão ser disputados entre os dias 5 e 21 de agosto. O evento vai reunir quase 10.500 atletas, de mais de 200 países. A Tocha olímpica foi acesa, na manhã desta quinta-feira, no templo de Hera em Olímpia, na Grécia. Antes vir ao Brasil, o símbolo vai passar por cidades da Grécia, pela sede do Comitê Olímpico Internacional, na cidade suíça de Lausanne e pela sede da ONU, em Genebra.

A aterrissagem no Brasil vai ser no dia 3 de maio, em Brasília.

Reportagem João Paulo Machado / Agência do Rádio

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.