Europa avança na flexibilização enquanto Índia sofre com alto número de mortes

A Europa avança, neste domingo (9), nas medidas de saída do confinamento, com o levantamento do estado de alarme na Espanha e o relaxamento das restrições na Alemanha, enquanto a Índia continua imersa numa situação trágica – com mais de 4 mil mortes em um dia.

A Espanha comemorou nas ruas o fim do estado de alarme, que também significou o levantamento em muitas regiões do toque de recolher que prevalecia há meses, em um país conhecido por sua agitada vida noturna.

Gritos, aplausos, música e até fogos de artifício foram ouvidos em Barcelona quando os relógios marcaram meia-noite e centenas de jovens foram à praia, onde se improvisou uma festa.

“Parece que é fim de ano”, disse Oriol Corbella, de 28 anos.

Com exceção do Natal, quando as restrições foram afrouxadas por alguns dias para permitir reuniões familiares, os espanhóis não podiam deixar suas regiões desde o início do estado de alarme, no final de outubro.

4 mil mortos na Índia em 24 horas

A situação europeia contrasta com a da Índia, onde mais de 4 mil pessoas morreram em um dia.

A virulência da pandemia subjugou o frágil sistema de saúde do país de 1,3 bilhão de habitantes, que registrou 4.197 mortes no sábado, segundo dados oficiais.

Pessoas infectadas com o coronavírus continuam morrendo nas portas de hospitais que colapsaram, apesar da ajuda internacional.

E o pior ainda está por vir, segundo especialistas, que esperam um pico no final de maio.

O gigante país asiático acumula 238.270 mortes e 21,9 milhões de casos, números que vêm aumentando rapidamente.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.