Extrema relevância, afirmam cartórios sobre tema da redação do Enem 2021

A Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), entidade que reúne os cartórios de Registro Civil do Brasil, disse que o tema da redação do Enem 2021 é “extrema relevância”. O assunto desta edição é “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

“Mais do que chamar a importância para um assunto de extrema relevância para o país afinal é no ato do registro civil de nascimento que a criança passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade, filiação e direitos à saúde e à educação”, disse a entidade em nota.

Segundo a Arpen, o trabalho dos “registradores civis” em mutirões colaboraram com a queda da falta de certidão de nascimento em aldeias indígenas, comunidades quilombolas e da população excluída. “Até a década de 2000 estava na casa de dois dígitos e hoje corresponde a 2,1% dos nascidos vivos”, afirma a associação.

O tema também, segundo a Arpen, “chama atenção para a devida valorização” da atividade feita pelos cartórios, que realiza os registros de nascimento e óbito gratuitamente. Os participantes do Enem devem produzir um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com uma proposta de intervenção a um problema apresentado.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.