Fátima Bezerra quer acabar com a guerra de preços dos livros recém-lançados

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

As variações de preços de um mesmo livro, seja vendido por uma livraria física ou por uma loja eletrônica, poderão acabar. De acordo com a autora da proposta, senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, a concorrência eletrônica está acabando com as tradicionais livrarias das ruas e dos centros comerciais:

“Essa sugestão para instituir aqui no Brasil a lei do preço fixo, ela se fundamenta em um fato concreto que é no Brasil está se diminuindo, por exemplo, o número de livrarias e consequentemente o acesso ao livro e à leitura no nosso país”, disse a senadora Fátima Bezerra.

O projeto da senadora Fátima Bezerra determina que no primeiro ano após o lançamento, o preço do livro seja unificado. Segundo ela, após esse período, seriam liberadas as ofertas entre os diversos pontos de venda.

A senadora afirma que este tipo de tabelamento do preço do livro novo já é adotado em alguns países: “Essa lei já foi adota em vários países, não só da Europa, como França, Alemanha, né? Mas ela foi adotada também aqui em países vizinhos da América Latina e o fato, onde ela foi adota ela se revelou um sucesso”, afirmou a senadora.

O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e aguarda a designação de relator.

 

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.