Foguete Starship, da Space X de Elon Musk, completa o pouso, mas explode em seguida

Foto: Reprodução

A empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, conseguiu realizar o pouso de um de seus protótipos de foguete Starship ao fim de um voo de teste em alta altitude. O protótipo “Serial Number 10” (SN10) pousou em Boca Chica, no Texas, Estados Unidos. O desfecho foi diferente de seus antecessores SN8 e SN9, que se chocaram contra o solo.

Mas esse não foi o fim da história. O veículo espacial caiu pesadamente sobre as pernas estendidas. Um incêndio então se desenvolveu em torno de sua base e oito minutos depois o SN10 explodiu na plataforma de pouso.

No entanto, o teste foi tido pela SpaceX como encorajador pelo fato de que o protótipo executou com sucesso suas manobras em voo e conseguiu fazer um pouso razoavelmente suave. Esses marcos darão confiança à empresa, à medida que ela avança com o ambicioso projeto.

A SpaceX prevê que as Starships substituam seus foguetes Falcon existentes. Esses veículos realizam missões regulares (com ou sem tripulação) para a agência espacial dos EUA (Nasa), as Forças Armadas dos EUA e outras empresas comerciais. Mas o CEO da SpaceX, Elon Musk, diz que a nova nave de 50 metros de altura fará tudo isso em maior escala e de modo melhor, orbitando satélites e transportando passageiros, tanto ao redor da Terra quanto para destinos como a Lua e Marte.

Ele inclusive prometeu uma excursão lunar em 2023 ao bilionário do varejo de moda online japonês Yusaku Maezawa. Maezawa viajará em uma nave estelar com outros oito indivíduos, e abriu inscrições para qualquer um que possa estar interessado em ingressar em sua aventura “dearMoon”.

O teste de alta altitude de quarta-feira foi muito parecido com os voos de protótipos anteriores.

Ele inclusive prometeu uma excursão lunar em 2023 ao bilionário do varejo de moda online japonês Yusaku Maezawa. Maezawa viajará em uma nave estelar com outros oito indivíduos, e abriu inscrições para qualquer um que possa estar interessado em ingressar em sua aventura “dearMoon”. O teste de alta altitude de quarta-feira foi muito parecido com os voos de protótipos anteriores. Veja em BBC NEWS BRASIL

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.