Frente Parlamentar da Agropecuária será instalada durante Festa do Boi

Uma Frente Parlamentar da Agropecuária será criada este ano na 57° edição da Festa do Boi, em Parnamirim, na semana de 12 a 19 de outubro. A proposta é reunir deputados federais para discutir questões de incentivo à produção rural do estado.

Segundo Marcelo Passos, presidente da Associação Norte Riograndense de Criadores (Anorc), a iniciativa acontece devido às dificuldades encontradas pelo produtor rural no estado potiguar.

“Saímos de um ciclo perverso de seca de quase uma década. O produtor rural foi extremamente empobrecido devido à seca severa e à falta de crédito permanente”, afirma, e justifica: “Vamos defender que é preciso preencher o vazio do parlamento em relação ao Nordeste”.

Em setembro, o governo do RN renovou o decreto de situação de emergência diante do cenário de seca em 135 municípios do estado, que equivale a 81% da região. Essas condições climáticas dificultam a manutenção do agronegócio potiguar, que, de acordo com o presidente da Anorc, hoje tem como carro chefe a produção de queijo artesanal, leite e mel.

Ainda segundo Passos, apesar deste cenário, a produção rural pode ter melhorias significativas se obtiver um maior apoio de crédito parlamentar. “Queremos chamar a atenção para que possamos preencher politicamente este espaço que está vazio há décadas”, conclui. A Festa do Boi acontece no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.