Governo oferecerá 75 mil novas vagas do Fies no segundo semestre; teto de renda aumenta

Em entrevista no Palácio do Planalto, o ministro Mendonça Filho anunciou o calendário do Fies (Foto: Mariana Leal/MEC)
Em entrevista no Palácio do Planalto, o ministro Mendonça Filho anunciou o calendário do Fies (Foto: Mariana Leal/MEC)

O presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram nesta quinta-feira a criação de mais 75 mil vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no segundo semestre deste ano, além de melhorias no programa. As inscrições terão início em 24 de junho e se estenderão até as 23h59 (de Brasília) do dia 29. “Isto mostra o esforço e o compromisso deste governo para a continuidade das políticas públicas que atendem as necessidades dos estudantes brasileiros”, afirmou.

De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a ampliação das vagas só foi possível após a restituição de R$ 4,5 bilhões para o orçamento da educação negociado pelo ministro junto aos ministérios da Fazenda e do Orçamento, Planejamento e Gestão. O edital que regulamenta a seleção dos estudantes interessados em obter o financiamento será publicado nesta sexta-feira, 17. Mendonça ainda anunciou o aumento do requisito da renda familiar mensal bruta, por pessoa, que passa de 2,5 para até 3 salários mínimos. “Muitas famílias que tinham de contar com o Fies para que seu filho pudesse estudar e chegar à faculdade estavam limitadas por conta do teto, que era muito baixo do ponto de vista familiar per capita”, disse o ministro. A expansão permitirá mais beneficiários de famílias que precisam do Fies possam ser atendidas dentro do programa de financiamento do governo federal.

Na primeira edição de 2016, o Fies ofertou 250.279 novos contratos em 25.323 cursos de 1.337 instituições.  Em 2015, somadas as duas edições, o programa ofereceu cerca de 313 mil financiamentos, chegando a 2,2 milhões de contratos firmados.

Além do requisito de renda, para se inscrever os candidatos não podem ter concluído curso superior e precisam ter participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

Nesta edição do Fies, as inscrições serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet. A data prevista para divulgação dos candidatos pré-selecionados é 30 de junho. Nessa mesma data os candidatos não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera.

Os candidatos pré-selecionados terão, então, cinco dias úteis, a partir de 1º de julho, para concluir a inscrição no SisFies. As convocações dos selecionados na lista de espera serão divulgadas nos dias 4 de julho até 8 de agosto.

O sistema de seleção para o Fies usa as notas do Enem como critério classificatório para a concessão do financiamento. A partir do segundo dia de inscrições, o sistema de seleção apresentará as notas de corte parciais para cada curso — a nota de corte é a nota mínima que mantém o candidato entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de inscritos.

Confira a apresentação do ministro em entrevista coletiva

Assessoria de Comunicação Social

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.