Guararapes Confecções realiza mais de mil auditorias em oficinas de costura no Seridó

A Guararapes Confecções, em apoio ao projeto Pró-Sertão e em linha com sua cultura de respeito e apoio ao trabalhador, contabiliza mais de mil auditorias nas oficinas de costura que produzem diferentes peças à empresa pelo projeto Pró-Sertão. 

Desde o início do projeto, em 2013, a Guararapes Confecções adquire produtos de 61 oficinas de costura que fazem parte da iniciativa. Os auditores da companhia visitam as microempresas, que ficam localizadas na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, para verificar se os fornecedores estão cumprindo a legislação trabalhista e normas de segurança.

Entre os documentos avaliados estão: folha de pagamento, cartão de ponto, jornada de trabalho, pagamentos de impostos e questões relacionadas à segurança do trabalho. Além disso, os auditores entrevistam 15% do quadro do setor operacional para apurar a relação entre empregador e empregado. Caso alguma irregularidade seja identificada, a oficina de costura é retirada da lista de empresas credenciadas.

Somente em 2017, a Guararapes Confecções realizou 387 auditorias nas oficinas de costura.

Sobre o Pró-Sertão

O Pró-Sertão é um programa de incentivo à geração de empregos no semiárido do Rio Grande do Norte, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte em 2013, em parceria com a Federação das Indústrias (FIERN) e SEBRAE/RN. Tem como objetivo interiorizar a indústria têxtil e contribuir para a geração de emprego e renda em municípios localizados em regiões de baixo desenvolvimento econômico.

O Pró-Sertão já gerou cerca de 5 mil empregos em diversas cidades do interior potiguar, especialmente na região do Seridó, onde está concentrada a maior parte das pequenas confecções de costura. Atualmente, o programa conta com 124 oficinas de costura.

Roberta Rodrigues

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.