IFRN Caicó desenvolve cadeira adaptada para costureiras

No IFRN Caicó já estão sendo colhidos os frutos do Projeto Mulheres Mil 2016. Este ano, o foco foi direcionado a acessibilidade de mulheres cadeirantes em situações de vulnerabilidade social, por meio da inserção das mesmas no Curso de Costureiro, na modalidade presencial.

Para atender estas mulheres, o projeto utiliza a tecnologia desenvolvida na pesquisa intitulada “A máquina de costura como tecnologia assistida”, desenvolvida no IFRN Campus Caicó em 2015/2016 e coordenada pelo servidor Jorge Luiz Ferreira Rabelo, que produziu um dispositivo acoplado a uma cadeira ergonômica para a prática da costura e adaptada às necessidades das cadeirantes.

Em uma máquina de costura comum é necessária à utilização do pedal, já no projeto desenvolvido no IFRN Caicó, a cadeira possibilita o acionamento da máquina por meio de uma alavanca e o controle da aceleração e desaceleração por meio do encosto, o que torna o ato de costurar um momento de conforto.

Por enquanto, duas mulheres cadeirantes usufruem da tecnologia, que foi criada para possibilitar que as alunas possam, cortar e costurar suas próprias roupas, bem como roupas para a família, oportunizando maior independência, elevação de sua autoestima e alternativa para um nova fonte de renda.

“A cadeira é maravilhosa, com ela, faço a roupa que eu imaginar, sem sentir dores” relata Maria Salete, aluna do projeto.

Simone Pereira
Coordenadora de Comunicação Social e Eventos
IFRN/Caicó

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.