IMD da UFRN inaugura Supercomputador

Samuel Xavier de Souza – Professor (DCA / UFRN) coordenador do projeto que viabilizou a compra do Supercomputador.

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), inaugura o Supercomputador instalado no seu datacenter no próximo dia 16, às 16h, no auditório B205 nas dependências do IMD. A solenidade ocorrerá durante a abertura do I Simpósio Norte-Nordeste de Bioinformática, evento que acontecerá durante os dias 16 a 20 de março. 

O Supercomputador servirá de ferramenta para pesquisas com simulação de larga escala, beneficiando toda a comunidade científica da UFRN.

Estarão presentes na abertura do simpósio e inauguração do Supercomputador a reitora da UFRN, professora ângela Paiva Cruz, o diretor do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, docentes e estudantes da UFRN, além dos participantes do evento. 

Supercomputador

O supercomputador possui 2.176 núcleos de processamento; 8.701 Gigabytes de memória RAM; 2 redes de interconexão Infiniband FDR, totalizando 108 Gigabytes/s de banda para comunicação entre os núcleos; e sistemas de arquivos paralelo LUSTRE com 60 Terabytes. Toda essa configuração facilitará a comunicação entre os muitos dados ao mesmo tempo e a uma velocidade rápida, acelerando para algumas horas processamentos que em computadores normais demorariam anos.

Mais informações acesse: http://portal.imd.ufrn.br/http://bioinformatica.imd.ufrn.br/snnb/

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.