Índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti em Caicó cai de 12,7% para 1,1% em oito meses

O índice de infestação predial do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, caiu para 1,1% em Caicó (RN). Foi o que constatou o 4º Ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 06 e 09 de dezembro.

Em abril deste ano, o índice identificado foi de 12,7%. Passados 08 meses, o decréscimo chegou em 11,6%, confira:

1º LIRAa – 12/04 à 16/04 – 12,7%
2º LIRAa – 23/06 à 29/06 – 5,8%
3º LIRAa – 13/09 à 17/09 – 3,4%
4º LIRAa – 06/12 á 09/12 – 1,1%

O subcoordenador do Centro de Controle de Zoonozes de Caicó, Luciélio Henrique, comemorou os números.

“Para a nossa grata surpresa e depois de muito trabalho, conseguimos baixar o índice de infestação predial em nossa cidade. Este índice, há vários anos, o Município não conseguia obter. Tudo é resultado de um trabalho sério que estamos desenvolvendo com os agentes de endemias. Quero agradecer o empenho e dedicação destes profissionais que estão diariamente levando prevenção e saúde para a população. É importante ressaltar o apoio da população e a mudança do produto que é utilizado para combater as larvas do mosquito Aedes aegypti, não só em Caicó, mas em todo o Brasil. Agradecemos, também, o apoio e a liberdade que o Prefeito, Dr Tadeu, e a Secretária de Saúde, Evaneide Nóbrega, nos dão para conduzir as estratégias desta campanha desde o primeiro momento que assumimos o cargo”, disse Luciélio Henrique.

Ele diz ainda que uma das principais medidas de prevenção contra o Aedes Aegypti é manter a residência, terrenos baldios, comércios, borracharias, dentre outras localidades, sempre limpas e eliminando os possíveis criadouros que ficam expostos sem a devida proteção.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.