Inédito: Na troca de comando do CMA, generais do Exército Brasileiro trocam Espadas por Fuzis

O General de Exército Geraldo Antonio Miotto assumiu, na noite da sexta-feira (15/04), o Comando do Comando Militar da Amazônia (CMA), localizado em Manaus.

O oficial-general substitui o General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, que assumiu o Comando Logístico do Exército (COLOG), em Brasília. Vídeo!

A cerimônia de passagem de comando, realizada no Campo de Parada Coronel Jorge Teixeira, no CMA, foi presidida pelo Comandante do Exército Brasileiro, General Villas Bôas.

Em entrevista, o General Guilherme Cals criticou políticas desinteressantes para a Amazônia, para ele, o governo tem que remeter mais recursos para a segurança pública, especialmente para a proteção de fonteiras.

Agradecimento e desabafo

O Comando Militar da Amazônia (CMA) foi assumido por um novo comandante. O general Geraldo Antonio Miotto tomou o cargo, substituindo o general Guilherme Cals Theophilo, que passa ao Comando Logístico, em Brasília. A cerimônia de passagem, em Manaus, teve tom de despedida, agradecimento e também de desabafo.

Theophilo, que deixa o CMA após dois anos de trabalho, agradeceu a oportunidade, mas também fez um desabafo “por não ter feito mais pela Amazônia”, nas palavras dele, “por não ter conseguido firmar compromisso e comprometimento do resto do País com esta região tão rica e paradoxalmente tão carente”, disse.

“Infelizmente não obtive êxito em mostrar que o pré-sal está aqui em nossas mãos e nossos pés. Saio com uma dívida, que é fazer com que o restante do País olhe para nós de outra forma, que prestigiem a gente como fazem com o Sul do País, dando recursos para todos os órgãos que trabalham para a grandeza da Amazônia”, explicou.

O general Miotto, que retorna ao CMA após 20 anos, viu com satisfação e orgulho tomar o posto. “Estamos na última fronteira do País, e aqui o Exército tem uma missão importante, que é proteger essas fronteiras, proibir o narcotráfico, o contrabando de armas e proteger o meio ambiente. Vamos procurar dar continuidade a todo trabalho que nossos antecessores implantaram aqui”, ressaltou.

Vinicius Leal

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.