Instagram impede compartilhamento de posts do feed nos Stories em novo teste

Foto: Ilustrativa

Como parte de um teste, o Instagram está bloqueando o compartilhamento de publicações do feed pelo Stories. Na tentativa de atender a comunidade e reduzir o volume de conteúdo na seção, a rede social interrompeu o encaminhamento de posts em países selecionados, notificando usuários afetados com uma janela de aviso especial.

A ação faz parte de uma avaliação de engajamento de conteúdo. Com o tempo, os Stories se tornaram uma importante ferramenta dentro do Instagram, contudo, o recurso de compartilhamento de publicações possibilitou que os usuários contornassem o algorítmo do feed principal e alcançassem seus seguidores por meio dos posts que somem depois de 24 horas — eventualmente, até cobrindo a foto com algum sticker ou desenho a fim de incentivar o clique e a visita ao perfil.

Atenta às demandas da sua base, o Instagram deu início ao teste para mitigar a quantidade de Stories. “Ouvimos que nossa comunidade quer ver menos publicações nos Stories. Durante esse teste, você não será capaz de adicionar publicações do feed no seu Story.”, explica a notificação enviada aos usuários afetados.

A ação atingiu alguns países, mas nem o Instagram ou o Facebook divulgaram quais as regiões afetadas e o real alcance da avaliação.

Qual o propósito do Instagram Stories?

Ao que parece, a rede social passa por reflexões constantes sobre a finalidade das suas mídias. Atualmente, o Instagram conta com publicações em vídeo de quatro formas: pelo feed, Stories, Reels e IGTV, enquanto fotos podem ser publicadas no perfil ou no Stories. As várias opções de formato, no entanto, apresentam sinais de redundância — e a base de usuários sabe como aproveitá-la.

Em perfis de influenciadores, o método favorece o engajamento: ao passo que a figura faz uma publicação, ela já será destinada ao feed e naturalmente encaminhada aos seguidores — mais rápido para aqueles que têm interesse no conteúdo publicado.

Nos Stories, o influenciador repete a publicação, gerando cliques em seu perfil, o que acaba sendo uma “redundância lucrativa”, pois usuários que não encontraram a publicação através do feed podem se deparar com ela no Stories. A recorrência da prática sinaliza que a estratégia é eficiente e atrai novos acessos, contudo, esse não seria o propósito inicial da ferramenta.

Apesar disso, a existência do método foi uma decisão tomada pelo próprio Instagram e, inevitavelmente, a redundância de publicações é positiva para certas iniciativas — tais como perfis de organizações de caridade, ONGs para adoção de animais, perfis oficiais de governos e outros casos.

Sendo assim, apesar de inconveniente em alguns cenários, a ferramenta é especialmente útil para alcançar pessoas além do feed principal, considerando que o alcance pode ser significativamente menor pelos meios convencionais.

A mudança veio para ficar?

Só o tempo dirá. Por enquanto, a suspensão do compartilhamento de fotos do feed no Stories é apenas um teste e, considerando que o Instagram se mantém atento aos impactos da alteração na comunidade, a mudança só será permanente se apresentar resultados positivos. Não há informações sobre quanto tempo durará a avaliação, tampouco se mais países ou usuários receberão a notificação surpresa. Até lá, resta aguardar por alguma manifestação da rede social. Com informações do Canaltech/The Verge/Social Media Today

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.