Japão suspende compra de frangos do Espírito Santo após foco de gripe aviária

O governo do Japão suspendeu, na quarta-feira (28), a compra de aves e ovos comercializados pelo estado do Espírito Santo. A decisão foi tomada após o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmar um caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP-H5N1) em uma fazenda no município da Serra, em Vitória.

O bloqueio foi contestado pelo governo brasileiro, que alegou que a ação é contrária às normas internacionais. Isso porque, além do Japão não ter feito uma consulta prévia sobre a suspensão, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) estipula que a notificação de infecção de aves domésticas não altera o status de país livre de gripe aviária.”Esse é o primeiro foco detectado em aves domésticas em criação de subsistência desde a entrada do vírus no Brasil, no dia 15 de maio. É importante ressaltar que a ocorrência do foco confirmado de IAAP em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros”, afirmou o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Além do foco de gripe aviária registrado em aves domésticas, o Brasil já conta com 50 focos da doença em aves silvestres, sendo nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em maio, o governo federal decretou estado de emergência zoossanitária para aumentar os esforços contra o vírus.

Com informações do SBT News

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.