Jornalista e filha do líder comunista Glênio Sá é candidata a vereadora em Natal

A jornalista Jana Sá, filha do lendário comunita Glênio Sá, é candidata a vereadora em Natal. Glênio foi o único potiguar a participar da Guerrilha do Araguaia, a principal ação de luta armada contra a ditadura militar, morreu em 1990 num acidente ainda cercado de mistérios na época em que liderava junto com outros camaradas a reconstrução do PCdoB no Rio Grande do Norte.

“Espero honrar no Parlamento a memória e o legado do meu pai. Quem o conheceu sabe o quanto a defesa dos direitos humanos e a justiça social faziam parte do dia a dia dele nas lutas travadas sempre ao lado dos trabalhadores e dos menos favorecidos”, diz a jornalista e candidata.

Jana disputa uma vaga na Câmara Municipal pela primeira vez e pode ser a primeira mulher dirigente do PCdoB a ocupar uma cadeira no parlamento municipal da capital potiguar.

Entre os apoios que a jornalista conquistou durante a campanha está o ex-vereador comunista filiado ao PT Juliano Siqueira, ex-preso político na época em que Glênio Sá também estava preso.

Juliano abriu mão de se candidatar mesmo após mais de 200 pessoas lançarem um manifesto em favor da candidatura dele. Em depoimento gravado ao lado de Jana, o comunista pede aos eleitores que votariam nele para que confirmem o voto em Jana no dia 15 de novembro:

– Ainda hoje sou filiado ao PT, tenho respeito pelo PT, mas nessa eleição fiz uma opção. A candidatura que de cara me sensibilizou e mobilizou foi a de Jana, independente de solicitações. Na hora em que soube que Jana era candidata já defini meu voto. Considero Jana uma pessoa responsável, disciplinada, inteligente, competente, organizada, uma mulher que tem uma visão do movimento feminista como deve ter um revolucionário marxista comunista e temos afinidade nas nossas ideias maiores, e isso nos aproxima muito. Então na eleição proporcional de Natal meu voto será na candidata ao PCdoB de Natal Jana Sá. Particularmente àqueles mais de 200 que fizeram uma manifesto pedindo para eu ser candidato, peço que votem em mim votando em Jana porque votando em Jana estão votando em mim”, afirmou.

Sub- representatividade

Aos 36 anos de idade, Jana Sá tem como bandeiras principais da campanha o combate à sub-representatividade das mulheres na política, a democratização do acesso à comunicação, a luta por justiça social e por uma cidade mais inclusiva para as populações em situação de vulnerabilidade e a criação de espaços de memória na cidade.

“Natal precisa ter a cara das pessoas que moram na cidade, e não de um pequeno grupo de privilegiados que explora as pessoas que moram nela. Nossa candidatura propõe outro modelo de cidade. E vamos lutar para implementar nossas ideias no parlamento. Natal vai eleger a primeira mulher comunista para a Câmara Municipal”, disse.

Jana também é assessora de comunicação da Adurn-Sindicato, idealizadora do programa Contrafluxo, no Youtube, editora da agência Saiba Mais, pesquisadora e militante social, com foco na defesa dos Direitos Humanos e das democracias. Em paralelo à campanha, ela também conclui um mestrado na UFRN sobre o Direito à Justiça, à Memória e à Verdade.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.