Justiça Federal determina realização de cirurgia inédita em benefício de cidadã paraibana de 64 anos; Procedimento ocorreu no Hospital de Trauma de Campina Grande

ANTONIA BENEDITA DA CUNHA ajuizou uma ação judicial na justiça federal de Sousa-PB, sob o número 0800556-58.2019.4.05.8202, em face da União, do Estado da Paraíba e do Município de São Bento, objetivando obter ordem judicial que determine a realização de tratamento cirúrgico ARTROPLASTIA TOTAL, para tratamento de ARTRITE RELMATOIDE CID10 M05 pelos entes federado, bem como, o fornecimento de prótese importada no valor de R$135.000,00 (cento e trinta e cinco mil reais).

Após toda a instrução judicial, a Juíza Federal reconheceu o direito da Autora e determinou que o Município de São Bento e o Estado da Paraíba realizasse o procedimento cirúrgico com colocação de prótese modelo “hinge”, sem nenhum custo.

​O Procedimento Cirúrgico com o fornecimento da prótese do joelho marca “Hinge” está avaliado em um custo de R$135.000,00 (cento e trinta e cinco mil reais). Todavia, com a decisão judicial, a Sra. Antonia Benedita teve esse procedimento fornecido pelos Entes Públicos sem custo algum.

(orçamento da prótese marca hinge / (orçamento despesas com equipe médica) / (orçamento despesa hospitalar)

E, para a alegria de todos, na última sexta-feira, dia 15 de setembro de 2023, a Senhora Antonia Benedita da Cunha, natural de São Bento-PB, foi responsável por um feito inédito, uma vez que, foi A PRIMEIRA PACIENTE DA HISTÓRIA DO HOSPITAL DE TRAUMA DE CAMPINA GRANDE-PB A REALIZAR O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO DE ENDOPROTESE DO JOELHO DIREITO.

Flauber José Advocacia

Na oportunidade, o Dr. Flauber José, CEO do Escritório Flauber José Advocacia, advogado da paciente, comentou a decisão: “Estamos felizes em levar assistência médica a uma cidadã que tanto necessitava. Foi um longo processo, onde foi necessário demonstrar a urgência na realização do procedimento cirúrgico da paciente – que corria risco de perder sua perna – como também, foi necessário demonstrar a impossibilidade financeira para arcar com custos tão elevados na aquisição da prótese e seu procedimento cirúrgico. Por essa razão, a Justiça prevaleceu, o direito foi reconhecido, e o principal, a Sra. Antonia Benedita tendo sua saúde restaurada sem custo algum.”

Ademais, informamos que a são-bentense já está em fase de adaptação da prótese, sendo acompanhada por uma equipe de fisioterapeutas e médicos ortopedistas, e, nos próximos dias, receberá alta hospitalar e retornará a sua terra natal, São Bento-PB.

São Bento-PB, 18 de Setembro de 2023.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.